Política Titulo
Montorinho prevê problemas para o PT
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
06/01/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


Responsável por comandar a Câmara de Santo André em 2008, um dos cargos mais estratégicos do governo do ponto de vista político – especialmente em se tratando de um ano eleitoral –, o vereador José Montoro Filho, o Montorinho (PT), não acredita em vida fácil para o partido no que diz respeito à disputa da sucessão municipal.

Na avaliação dele, a legenda terá mais dificuldades em eleger o deputado estadual Vanderlei Siraque do que se a candidata da sigla fosse a vice-prefeita Ivete Garcia.

“Precisaremos de empenho e esforço maiores para fazer do Siraque prefeito. Acredito que com a minha candidata (Montorinho apoiou Ivete na prévia) seria mais fácil vencermos as eleições. Ela agrega tanto internamente quanto fora do partido”, argumenta.

Líder do PT na Câmara, o vereador Jurandir Gallo, ligado ao grupo de Siraque, criticou a postura de Montorinho. “Diria que ele esqueceu que não estamos mais disputando a prévia e temos de caminhar para frente. É hora de discutirmos outras coisas e não remexer a prévia, que já é passado. A essa altura do campeonato, deveríamos estar preocupados com outubro (mês da eleição municipal), até porque o partido está entrando em um processo de reconstrução”, defende.

Quanto à avaliação de Montorinho, de que Ivete seria mais viável comparado a Siraque, Gallo foi enfático: “apoiei o Siraque porque acredito que ele tem mais condições de vencer a eleição. É mais conhecido e popular.”

O próprio Siraque, que passou as festas de final de ano em Curitiba (PR), preferiu não comentar as declarações do presidente da Câmara. “Não há o que se falar neste momento. Já temos o resultado (da prévia) e agora precisamos trabalhar”, limitou-se a dizer.

SURPRESA - Montorinho considera que a principal decepção em 2007 – ano em que completou a primeira parte do mandato à frente do Legislativo – foi o resultado da prévia. “Foi realmente surpreendente. O PT perdeu uma grande oportunidade, sem desmerecer o Siraque, de lançar um nome como a Ivete, uma militante histórica que poderia fazer a diferença.”

Ele assegura que o ano passado somente não foi mais complicado para a sigla devido à vitória de Tiago Nogueira à presidência municipal da legenda – ele derrotou o vereador Claudio Malatesta, apoiado por Siraque e pelo prefeito João Avamileno, no PED (Processo de Eleição Direta).

“O ano foi muito complicado para o PT. O partido saiu dividido após os processos internos. Mas reverteremos essa história porque elegemos um presidente preparado. E, com a poeira assentada, não tenho dúvidas de que construiremos uma unidade que levará à vitória do nosso candidato em Santo André”, pondera.

Montorinho ainda desmentiu ter problemas com Avamileno em decorrência das brigas internas, nas quais ambos ficaram em posições opostas. “Temos muito respeito um pelo outro. Somos pessoas parecidas e sempre tivemos liberdade para falar o que pensamos. As divergências não arranharam nossa relação.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;