Cultura & Lazer Titulo
Zé Ramalho sintoniza o Brasil
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
29/04/2004 | 18:45
Compartilhar notícia


Os grandes sucessos de Zé Ramalho podem ser conferidos nesta sexta, ao vivo, em Santo André. É que o músico paraibano sobe ao palco do Clube Atlético Aramaçan, às 22h, para exibir seus clássicos e as faixas do seu álbum duplo, Estação Brasil. Outras alternativas em território andreense são a apresentação do grupo Casa de Farinha e o Luau da Cidade, que reunirá artistas da música, do teatro, da literatura e do circo no Parque Prefeito Celso Daniel.

Estação Brasil é um disco de intérprete, no qual Zé Ramalho faz o caminho inverso ao que percorreu no início da carreira, quando saiu de sua terra natal em busca de espaço para sua arte no Rio. Por meio deste CD, revisita o nordeste e outros recantos do país, pinçando títulos famosos do cancioneiro popular.

Todas essas canções são, de alguma forma, especiais para o músico – seja porque o emocionam ou porque tiveram relação com algum momento importante de sua vida. Entram nesse repertório canções tão diversas quanto Caçador de Mim, famosa na voz de Milton Nascimento; O Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos; Mesmo que Seja Eu, de Roberto e Erasmo Carlos; Bete Balanço, de Cazuza; e Asa Branca, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.

A produção do espetáculo já adiantou que Zé Ramalho interpretará todos os seus hits, numa lista que inclui Admirável Gado Novo, Chão de Giz, Avôhai, Vila do Sossego e outros.

Vale lembrar que os ingressos custam R$ 20 para compra até as 18h desta sexta; após esse horário, é possível que o preço aumente. Quem quiser, pode levar um quilo de alimento não-perecível, que será doado a instituições da caridade de Santo André, por meio da Prefeitura. Até o fechamento desta edição, a produção não havia definido o valor para o bilhete na hora do espetáculo.

Miscelânea - Uma boa alternativa para esta sexta é o show gratuito que o grupo brasiliense Casa de Farinha faz às 21h no Sesc Santo André. Quatro mulheres – Andréa Siqueira, Cláudia Daibert, Débora Aquino e Marta Carvalho – fazem vocal e percussão, auxiliadas por André Togni e Lupa na bateria e percussão.

Essa turma leva ao público uma miscelânea artística que reúne elementos presentes na cultura dos povos de norte a sul do país. O mais curioso é que o grupo dispensa instrumentos harmônicos para fazer música a partir de equipamentos inusitados, como folhas de zinco, molas, panelas e despertadores; além, é claro, de utilizar os instrumentos convencionais.

Também com entrada franca, é realizado nesta sexta o Luau da Cidade, por meio do qual são celebrados os 451 anos de Santo André. O evento é uma edição especial do Sarau do Centro de Referência da Juventude e irá reunir, no Parque Prefeito Celso Daniel, artistas das mais diferentes linguagens.

Na parte de música, o público poderá contar com o mangue beat do grupo Chero Di Mato, o reggae do Mandagoro, o rap do Revolucionários do Sistema, o forró do Só no Chinelo e o chorinho do Grupo Cultura Arte e Vida.

O teatro terá como representante o grupo de Teatro do Oprimido Grito, que exibirá o esquete Um Nome (com Dani Bargas e Edward Diniz) e Cantos e Encantos, interpretado por José e Laudicéa Soares.

Dança contemporânea, pirofagia, malabares, acrobacias com Fabio Santos e Bruna Calderon, e ainda a apresentação do Palhaços do Clube de Campo integram o programa do evento. A porção literária ficará por conta da poesia de Gustavo Boese e Fabio Santos e da Literatura de Cordel comandada por Edward Diniz. O Luau da Cidade ainda comporta um concurso de dança axé, cujas inscrições são recebidas pelo telefone 4994-7918.

Zé Ramalho – Show. Nesta sexta, às 22h. No Clube Atlético Aramaçan – r. São Pedro, 345. Tel.: 4972-3777. Ingr.: R$ 20 (mais um quilo de alimento não-perecível, opcional). Casa de Farinha – Show. Nesta sexta, às 21h. No Teatro do Sesc Santo André – r. Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Entrada franca. Luau da Cidade – Evento cultural. Nesta sexta, das 18h às 23h. No Parque Prefeito Celso Daniel – av. Dom Pedro II, 940. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;