Internacional Titulo
Cientistas fazem dez previsoes para o próximo século
Do Diário do Grande ABC
08/12/1999 | 15:40
Compartilhar notícia


Estes saos as dez previsoes de especialistas científicos, pensadores e pesquisadores para o próximo século, segundo o ``Outlook 2000', uma ediçao especial da revista World Future Society, um organismo americano que prognostica o futuro.

1) A quantidade de pessoas com mais de cem anos passará dos 135.000 atuais para 2,2 milhoes até o ano 2050.

2) Até 2010, aparelhos de biocontrole do tamanho de um relógio ajudarao a coletar, em seus usuários, dados sobre o estado de saúde em tempo real e poderao ser telecarregados por um especialista para que estes dados sejam analisados.

3) O exercício e a ênfase da ``medicina do comportamento' contribuirao para um corpo mais sao e uma saúde mental mais saudável.

4) Microprocessadores minúsculos implantados no antebraço permitirao que uma pessoa se comunique com o meio ambiente, como, por exemplo, para controlar a luz e o calor nos edifícios inteligentes. Estes microimplantes poderao também substituir os cartoes de crédito, chaves, passaporte e outros documentos de identidade.

5) Cerca de 90% das 6.000 diversas línguas faladas atualmente no planeta terao desaparecido até 2100.

6) A falta de água potável ameaçará um bilhao de pessoas até o ano 2025.

7) A populaçao do planeta se estabilizará até 2035, enquanto que a quantidade de animais domésticos aumentará de maneira espetacular.

8) Os agricultores se transformarao em engenheiros genéticos, desenvolvendo vacilnas ao invés de ocuparem-se de cultivar alimentos.

9) O consumo da carne mundial se duplicará até 2050

10) No século XXI os índices de nascimento cairao e a esterilidade masculina aumentará nos Estados Unidos e na Europa devido à diminuiçao de espermatozóides no sêmem. Esta quantidade já diminuiu em 50% desde os anos 30, talvez pela presença de produtos químicos no meio ambiente e que afetam a produçao de espermatozóides no ser humano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;