Internacional Titulo
Acusaçao pede à Justiça que Pinochet seja julgado
Do Diário do Grande ABC
02/04/2000 | 18:08
Compartilhar notícia


Surpresos com a notícia de que os advogados de defesa do general e ex-ditador Augusto Pinochet apresentaram à Justiça um documento que afirma que Pinochet estaria muito doente para ser julgado, os advogados de acusaçao pedirao à Corte de Apelaçao, que o ex-ditador nao deixe de ser julgado por razoes médicas.

Alfonso Insunza, um dos advogados de acusaçao, defende a tese de que o ex-ditador só deve ser submetido aos exames médicos depois que for julgado e, caso seja condenado, afastado do cargo. ``Este nao é o momento de discutir a possível demência de Pinochet', disse.

Os médicos britânicos atestaram que o ex-ditador sofre de um problema mental que o impediria de ser julgado. O diagnóstico fez com que o ex-ditador pudesse voltar ao Chile, depois de ficar 16 meses detido em Londres pelos crimes contra os direitos humanos que cometeu durante a ditadura chilena. Após sua volta para o Chile, em 3 de março, Pinochet foi submetido a exames em três hospitais locais que, segundo a imprensa chilena, confirmaram que o ex-ditador de 84 anos sofre de ``dano cerebral irreversível'.

Ao contrário da lei britânica, a chilena nao deixar de julgar pessoas doentes. A única exceçao ocorre quando o réu sofre de demência total. Por isso, a defesa do general insiste que novos exames sejam realizados antes que o julgamento, marcado para o dia 12 de abril, seja iniciado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;