Internacional Titulo
Dioxina que envenenou Yushchenko teria vindo do exterior
Da AFP
24/12/2004 | 14:16
Compartilhar notícia


O candidato da oposição na eleição presidencial ucraniana, Viktor Yushchenko, afirmou implicitamente nesta sexta-feira que a dioxina que provocou seu misterioso envenenamento no início do mês de setembro é proveniente de algum outro país.

"Existem hoje diversas provas diretas e indiretas que mostram como este veneno chegou na Ucrânia, e sobre a minha mesa", declarou Yushchenko durante uma coletiva de imprensa.

O opositor se recusou a comentar o eventual envolvimento neste caso de serviços especiais russos, acusados por muitos de seus colaboradores.

"Não quero alimentar novos mitos. Só quero que a justiça ponha um ponto final a este caso, que foi trágico para mim", frisou.

Yushchenko, grande favorito da eleição presidencial de domingo, vinculou sua doença a um jantar, ocorrido no início do mês de setembro, com o chefe dos serviços de segurança (SBU, ex-KGB), Ihor Smechko, e seu adjunto Volodymyr Satsiuk, mas não os acusou diretamente.

Este jantar teria acontecido em 5 de setembro, na casa de campo de Satsiuk. O candidato opositor ficou muito doente no dia seguinte, e foi hospitalizado alguns dias depois em Viena, onde os médicos demoraram três meses para diagnosticar um envenenamento com dioxina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;