Setecidades Titulo
Lentes de contato sujas: perigo à vista
Fabio Berlinga
Do Diário do Grande ABC
08/09/2006 | 21:43
Compartilhar notícia


A higiene pode ser a melhor aliada para evitar infecções nos olhos de quem usa lentes de contato. Estudo do Instituto da Visão da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) indicou que 50% das pessoas com infecção tinham nas córneas as mesmas bactérias encontradas nas lentes contaminadas, entre as quais, coliformes fecais. A contaminação, segundo os médicos, acontece por meio do contato de mãos sujas com as lentes; do acondicionamento em local inadequado e do uso de produtos impróprios para a limpeza.

As lentes contaminadas podem causar desde simples irritações até infecções mais graves que podem gerar, além de dor intensa, cicatrizes permanentes, perda parcial ou total da visão. O oftalmologista Mauro Campos, que participou da pesquisa, aponta a falta de informação como o principal fator que leva aos problemas relacionados às lentes de contato. "O número de pessoas usando lentes aumentou muito nos últimos anos. Pode-se comprá-las pela internet ou em qualquer ótica; em alguns casos, sem receita médica. Não queremos que as pessoas deixem de comprar por esses meios, mas que consultem um especialista antes".

Além disso, o médico afirma que a economia na hora da manutenção da lente também pode custar caro. "O uso de produtos adequados para limpeza e conservação não acompanhou o crescimento do número de usuários. Para economizar, a maioria usa exclusivamente soro fisiológico.Mas ele não limpa nem muito menos desinfeta, apenas lubrifica. Existem soluções químicas confiáveis e recomendáveis para a higienização das lentes, vendidas em qualquer farmácia. São mais caras, mas as pessoas têm de entender que usar lente não é barato". A diferença de preço realmente é grande. Enquanto meio litro do soro pode ser comprado por R$ 2,65, 355 ml das soluções especiais custam, em média, R$ 30.

Renato Leça, chefe do departamento de lentes de contato da Faculdade de Medicina do ABC, acrescenta: "As soluções podem ser mais caras, mas mesmo usando diariamente, costumam durar dois meses. Não me parece um valor exorbitante para evitar problemas tão graves".

A limpeza do local onde se manuseia as lentes também deve ser observada, em especial porque os usuários costumam guardá-las no banheiro. Para evitar problemas, o médico Mauro Campos recomenda que se evite tal área para manipulação das lentes. "O ideal é um lavabo ou outro local com pia e espelho, porque os banheiro têm alta concentração de bactérias", diz. Mas, independentemente do lugar escolhido, os cuidados com a higiene são fundmentais (veja quadro nesta página).

"Não é recomendável a pessoa usar o vaso sanitário nem mesmo escovar os dentes antes de manusear lentes. É importante também lavar bem a torneira. Por incrível que pareça, é um dos locais mais sujos do banheiro", explica Campos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;