Esportes Titulo
São Paulo busca equilíbrio para ser vice-líder
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
29/08/2003 | 21:53
Compartilhar notícia


O São Paulo aposta na experiência de Ricardinho contra o Paysandu, às 18h deste sábado, no estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, em São José do Rio Preto. O objetivo é se aproximar ainda mais da ponta da tabela do Campeonato Brasileiro. O Tricolor (3º) tem 50 pontos, contra 52 do Cruzeiro (2º) e 54 do líder Santos.

O técnico Roberto Rojas investe no retorno de Ricardinho, já recuperado de uma contusão muscular na coxa, para reencontrar o ponto ideal de equilíbrio de quem, apesar de tudo, tropeçou no Vasco na última rodada. Segundo Rojas, o São Paulo não deve desperdiçar a chance de se reabilitar para não se distanciar dos primeiros colocados.

Além da presença de Ricardinho, Rojas espera que as mudanças corrijam alguns desacertos no esquema. “Estamos numa reta final e não podemos perder pontos”, disse o treinador, que decidiu mexer na defesa. Fábio Simplício substitui Leonardo na lateral-direita e Júlio Santos entra na zaga do zagueiro Lugano.

Se depender de Rojas, não tem cheiro de vingança no ar. Ele supõe que o Paysandu dê poucos espaços e prevê um confronto complicado. “Nos golearam no primeiro turno (5 a 2), mas perderam jogadores importantes. Meu time também. Eles atuam fechados. Precisamos aproveitar as oportunidades. Não será nada fácil”, disse Rojas.

Ao reassumir a posição no meio-campo, Ricardinho disse que aceita o novo desafio imposto pelo próprios torcedores do São Paulo. “Sempre fui de assumir a responsabilidade, mas reconheço que agora ela aumentou muito mais. Podem cobrar de mim. Prefiro que assim seja. Estou preparado para encarar as dificuldades. Sou de ver as coisas pelo lado positivo”, afirmou o armador, que ainda não conseguiu reprisar as boas atuações dos tempos de Corinthians.

Na opinião de Ricardinho, o São Paulo tem condições de conquistar o título nacional e, conseqüentemente, de assegurar uma vaga na Copa Libertadores. “Na prática, já comprovamos nossa boa campanha na temporada. É só manter a seriedade e regularidade. Antes de uma Libertadores, vamos pensar no Campeonato Brasileiro”, disse.

Ricardinho não admite mais tocar os temas que o incomodam, especialmente os comentários de que estaria de fora da equipe só para forçar o recebimento de antigas dívidas. Além de esfriar a boataria, o meia parece curtir momentos de alto-astral. Era um dos mais descontraídos no ambiente do CT da Barra Funda durante os treinos da semana. Brincava o tempo todo. “Fiquei feliz ao saber que retornaria ao time. Não sei se vou suportar o jogo inteiro. Se resistir até o fim, ótimo”, disse Ricardinho, que ficou dois meses em tratamento.

Enquanto isso, Luís Fabiano não pretende realimentar a recente polêmica entre ele e o árbitro Márcio Rezende de Freitas, que apita neste sábado São Paulo x Paysandu. No primeiro turno, num jogo do Tricolor contra o Atlético-PR, o atacante recebeu cartão amarelo ao retardar a reposição de bola. Depois de reclamar ostensivamente, levou o vermelho. Em seguida, descontrolou-se emocionalmente e ofendeu o árbitro. O gesto de indisciplina, relatado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), custou-lhe uma suspensão três rodadas.

Gustavo Nery, um das principais alternativas de Rojas, será o volante pela esquerda. “Gosto de atacar, é a minha característica. Se a gente ganha do Paysandu, deslancha nessa briga”, disse. Rojas confirmou Kléber no ataque ao lado de Luís Fabiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;