Economia Titulo
Evo Morales reafirma que nacionalizará recursos naturais bolivianos
Da AFP
23/02/2006 | 20:24
Compartilhar notícia


O presidente da Bolívia, Evo Morales, reafirmou nesta quinta-feira a diplomatas e representantes de organismos internacionais sua determinação de nacionalizar os recursos naturais de seu país, mas "sem expropriar ou expulsar as empresas".

Morales lembrou que a Bolívia precisa de recursos financeiros para explorar por conta própria suas riquezas naturais, o que exige parcerias com as multinacionais, durante uma conversa com diplomatas estrangeiros no Palácio Quemado de La Paz.

O presidente boliviano insistiu em dizer que "o país precisa de empresas que respeitem as leis nacionais, cumpram com as normas bolivianas e paguem em dia os impostos. Precisamos deste tipo de empresas e empresários".

Morales reiterou que um de seus principais objetivos é nacionalizar a riqueza em hidrocarbonetos da Bolívia.

A Bolívia possui a segunda maior reserva de gás natural da América do Sul, e a Petrobras controla os poços mais promissores, no sul do país, com 14,5% das reservas bolivianas, assim como o processo de transformação e refino de petróleo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;