Internacional Titulo
Teto de mercado desaba e deixa pelo menos 52 mortos em Moscou
Da AFP
23/02/2006 | 18:34
Compartilhar notícia


Pelo menos 52 pessoas morreram e outras 29 ficaram feridas no desabamento, na madrugada desta quinta-feira, do teto de um mercado em Moscou, na Rússia. Além disso, um incêndio foi registrado nos escombros do local, onde várias vítimas estão presas. O número de mortos foi comunicado pelo porta-voz do ministério das Situações de Emergência, Viktor Beltsov. As autoridades não divulgaram nenhum número sobre possíveis sobreviventes, que ainda estariam presos sob os escombros.

O desabamento aconteceu às 5h20 locais (23h20 de quinta-feira no horário de Brasília), quando o mercado de Baumansky, ao leste do centro de Moscou e com 2 mil metros quadrados, estava fechado. No entanto, os comerciantes e vendedores já estavam no local.

"De cara tudo desabou. Eu estava perto da entrada principal e por isso consegui sair a tempo. Porém, minhas três irmãs morreram e um colega de trabalho também", declarou Oktay Salmanov, um comerciante da república caucásica do Azerbaijão.

"O tempo está se esgotando", disse o ministro das Situações de Emergência, Sergei Shoigu, que visitou o local, onde as equipes de resgate observam um minuto de silêncio a cada 15 minutos para ouvir os sons procedentes dos possíveis sobreviventes soterrados entre os escombros. No entanto, a tarefa ficou ainda mais difícil no início da tarde por causa de um incêndio no local.

Uma fumaça espessa e odor forte, como de fósforo, começou a propagar-se pela área, segundo Beltsov. As chamas afetam uma parte do mercado onde não havia ninguém no momento do desabamento.

Segundo as autoridades moscovitas, entre os feridos uma pessoa está em situação crítica, 12 em estado grave e outros 10 sofreram ferimentos leves. "As equipes de resgate estão fazendo tudo o que podem para ajudar as vítimas", afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, reiterando a necessidade de "uma investigação minuciosa para estabelecer as causas da tragédia".

O prefeito de Moscou, Yuri Lujkov, descartou a hipótese de ato terrorista. A possibilidade mais citada é a de que o teto teria desabado por causa da neve acumulada nos últimos dias.

O edifício do mercado foi desenhado pelo arquiteto Nodar Kancheli, o mesmo que criou o parque aquático Transvaal, cujo desabamento há dois anos deixou 28 mortos em Moscou. Depois desse acidente, Kancheli foi processado por "negligência responsável pela morte de várias pessoas".

Outros desabamentos - Este acidente se soma a uma série de fatos similares ocorridos nas últimas semanas na Europa. No dia 28 de janeiro, 65 pessoas morreram em Chorzow, na Polônia, no desabamento de um centro de exposições cujo teto estava coberto de neve e onde era realizada uma reunião internacional de criadores de pombos-correio. No dia 2 de janeiro, o teto de uma pista de patinação desabou com o peso da neve em Bad Reichenhall, no sul da Alemanha. Quinze pessoas morreram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;