Setecidades Titulo
Trinta mil vao ao Açao Global em S.Bernardo
Janaína Nunes
Da Redaçao
22/05/1999 | 18:59
Compartilhar notícia


Trinta mil pessoas foram atendidas neste sábado no programa Açao Global Nacional, que aconteceu das 8h às 17h no Sesi (Serviço Social da Indústria) de Sao Bernardo. O evento foi resultado de uma parceria entre a entidade e a Rede Globo e funcionou como um dia de prestaçao de serviço à populaçao.

As pessoas que passaram pelo local puderam tirar documentos, como identidade e título de eleitor, além de receber atendimento médico, jurídico e educacional. Entre as inúmeras atividades oferecidas ao público, 30 armas de brinquedo puderam ser trocadas por um livro. A campanha foi promovida pela Instituiçao Sou da Paz.

O balconista Francisco Costa, 22 anos, chegou ao local às 7h. "Precisava tirar minha carteira de trabalho porque já estava sendo cobrado no serviço. Aproveitei o programa para tirar também a carteira de reservista e o CIC", contou. As 11h, ele estava com a carteira de trabalho na maos e saía em busca de outros documentos.

O desempregado Arimidio de Faria, 21, chegou um pouco mais tarde, às 9h, com horários planejados para fazer tudo que queria. "Aprendi a elaborar currículo, fiz teste de orientaçao vocacional, fui ao dentista e ao oftalmologista", disse. Também aproveitou para doar sangue. "A gente está sendo ajudado, mas também precisa ajudar. Doar sangue nao exige sacrifício nenhum."

Quem foi ao local tirar o documento ou passar pelos médicos de plantao acabou arranjando um tempinho para se cuidar. Enquanto esperava a consulta com o oftalmologista, o eletricista Genesis Dias da Silva, 54 anos, decidiu cuidar de seus pés. "É a primeira vez que passo em um pedólogo. Achei uma maravilha. Me sinto até mais leve", disse Genesis. Para ele, serviços como esses deveriam ocorrer sempre.

A estudante de Pedologia e voluntária Maria do Socorro Pantoja, 38 anos, também elogiou a iniciativa. "Se mais pessoas fossem voluntárias, atenderíamos muito mais gente carente." Ela contou que sempre participa de trabalhos sociais. "É gratificante ver o felicidade nos rostos das pessoas", comentou.

Leandro Giutsi, 10 anos, de Santo André, estava ansioso para trocar suas armas de brinquedos. "Trouxe duas armas e troquei por dois livros legais. Livro traz educaçao, e brinquedos como esses nao ajudam em nada", disse o menino, acompanhado pelo pai. Após a troca, Leandro foi brincar no playground do Sesi. As crianças assistiram peças, palhaços, capoeira, grupos dança e participaram de oficinas de maquiagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;