Setecidades Titulo
Av.dos Estados tem novo limite
Glauco Araújo
Do Diário do Grande ABC
08/04/2001 | 18:55
Compartilhar notícia


A avenida dos Estados, em todo o trecho que atravessa o município de Santo André, passou a ter limite de velocidade padronizado em 70 km/h, a partir da 0h desta segunda. A mudança vai uniformizar a velocidade de tráfego, que, até a semana passada, tinha limites de 60 km/h e 80 km/h. A mudança foi feita na extensão de 18 km que compreende as duas pistas (Mauá-São Caetano e São Caetano-Mauá). A Secretaria de Serviços Municipais também instalou defensas metálicas ao longo do rio Tamanduateí e nas calçadas opostas à margem do rio, onde ficam os cruzamentos com maior número de acidentes.

A alteração custou aos cofres de Santo André R$ 170 mil, sem contar com as obras de recapeamento necessárias em alguns trechos. Esse custo foi para a troca de sinalização e para a colocação das defensas metálicas. O recapeamento foi feito em poucas áreas. Serão colocadas 49 pictogramas (placas de sinalização inseridas no próprio asfalto) com 2,2 m de largura e 1,1 m de altura.

Funcionários da Prefeitura passaram o fim de semana fazendo a retirada de antigas placas e a colocação da nova sinalização de controle de velocidade na via. Ao longo da avenida, foram instaladas 49 legendas de indicação da existência de radares, 89 placas indicando a velocidade limite de 70 km/h e 59 placas de fiscalização eletrônica. “Estamos fazendo essa implementação há várias semanas. As placas de sinalização de radares, que não existiam antes, foram colocadas. Para esse trabalho ser feito, foi paralisado a fiscalização de velocidade de hoje (sexta-feira) até domingo”, disse Klinger Luiz de Oliveira Sousa, secretário de Serviços Municipais . Desde a 0h desta segunda, os radares funcionam normalmente.

Segundo Klinger, o número de radares não será ampliado com a nova sinalização e padronização de velocidade, permanecendo com os dois radares de semáforo – um fixo, no bairro de Capuava, e dois móveis. “Os radares trabalham com margem de erro de 10%, ou seja, a velocidade para registro de infração é de 77 km/h. É nessa velocidade que os aparelhos estão sendo calibrados”, falou.

O secretário explicou que a padronização foi motivada por reivindicação popular. “A própria população pediu que a velocidade na avenida dos Estados fosse de 70 km/h”. Klinger disse ainda que as multas aplicadas no local caíram desde 1998, quando o sistema foi implementado. “Podemos trabalhar com uma velocidade maior, pois criou-se uma cultura de respeito à velocidade”, explicou.

O fluxo de veículos na avenida dos Estados, nos horários de pico, (das 8h às 9h e das 18h às 19h) chega a 3 mil por faixa/hora. “Isso dá uma circulação de 24 mil veículos em toda avenida, tendo em vista que são quatro faixas em cada sentido da via”, disse Klinger.

Estatística – No ano de 1999, a avenida dos Estados registrou 937 acidentes de trânsito sem vítima, 126 acidente com vítima e 16 atropelamentos. A avenida tem os três cruzamentos mais perigosos de Santo André: avenida dos Estados com rua Antonio Cardoso, no Parque Jaçatuba; com avenida da Paz, no bairro Utinga; e com Alameda Martin Fontes, no bairro Santa Terezinha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;