Internacional Titulo
Polícia descobre arsenal da ETA no País Basco
Do Diário do Grande ABC
21/07/2000 | 15:45
Compartilhar notícia


Cerca de 80 quilos de explosivos e várias armas foram descobertos esta sexta-feira num apartamento de Vitoria, capital do País Basco (norte da Espanha), utilizado pela organizaçao independentista basca ETA, anunciou o ministério espanhol do Interior.

A descoberta deste arsenal acontece num momento de recrudescimento dos atentados promovidos pela ETA, que desde 7 de julho cometeu sete atentados ou tentativas de atentado a bomba e matou a tiros um vereador do Partido Popular (PP, centro-direita).

Durante uma operaçao policial em Vitoria, os investigadores descobriram três pistolas calibre 9 mm e seis carregadores, um fuzil de assalto MAT e dois carregadores, seis bombas equipadas com ventosas, prontas para serem postas debaixo de veículos, três tambores de metal com 15 kg de dinamite cada e mais outros seis com cinco kg de dinamite. 

Mais dez quilos de bananas de dinamite, resultado de um roubo realizado em setembro numa empresa da Bretanha, no Oeste da França, por um comando basco-bretao, foram encontrados durante a operaçao.  Também foram encontrados cabos detonadores, aparelhos de controle-remoto infra-vermelhos, detonadores, temporizadores confeccionados com relógios digitais e outros materiais que servem para a fabricaçao de artefatos explosivos. No apartamento da rua Federico García Lorca, no Sul de Vitoria, a polícia encontrou ainda vários documentos. 

A operaçao policial, realizada por ordem do juiz Baltasar Garzón, da Audiência Nacional, a mais alta instância penal espanhola encarregada dos casos de terrorismo, continuava esta sexta-feira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;