Economia Titulo
Internação do rei Fahd eleva cotação do petróleo
Da AFP
27/05/2005 | 18:11
Compartilhar notícia


Os preços do petróleo registraram forte alta nesta sexta-feira com o anúncio da internação do rei Fahd da Arábia Saudita, além das compras de cobertura antes do fim de semana prolongado do Memorial Day, segunda-feira, nos Estados Unidos.

Em Nova York, o barril de light sweet para entrega em julho subiu 84 centavos, negociado a US$ 51,85 uma hora e meia antes do fechamento. Já em Londres, no mesmo momento, o barril de Brent do Mar do Norte avançava 54 centavos, a US$ 50,70.

O mercado nova-iorquino ficará fechado na segunda-feira por causa das comemorações do Memorial Day, que tradicionalmente marca o início do período de alto consumo de gasolina nos Estados Unidos.

"No início, houve compras devido ao fim de semana prolongado, porém mais tarde a alta acelerou com o anúncio da internação do rei Fahd", comentou John Kilduff, analista da Fimat. "Isto representa uma grande incerteza no maior produtor de petróleo do Oriente Médio", afirmou Kilduff.

Segundo ele, se o rei Fahd morrer no fim de semana "as cotações devem subir ainda mais nesta terça-feira". O rei Fahd, de 84 anos, que foi levado de urgência nesta sexta-feira para o hospital Fayzal, em Riad, reina na Arábia Saudita, maior produtor mundial de petróleo, desde 1982.

A saúde de Fahd começou a declinar depois de uma embolia cerebral que sofreu em novembro de 1995, a ponto de impedir que acompanhasse, em agosto de 1999, o funeral de seu filho mais velho, o príncipe Fayzal ben Fahd, morto por causa de uma crise cardíaca. Desde então, é o príncipe herdeiro Abdullah, seu meio-irmão, quem administra os assuntos do reino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;