Internacional Titulo
Dez rebeldes sao mortos pelo exército turco
Do Diário do Grande ABC
10/12/1999 | 14:20
Compartilhar notícia


Dez rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistao (PTC, separatista) foram mortos pelo exército turco durante enfrentamentos no sudeste do país, reduto de maioria curda.

Os choques foram registrados em Hani, cidade próxima a Diyarbakir, e em Guneycam, na província de Sirnak, segundo comunicado da prefeitura de Diyarbakir, encarregada de coordenar a luta contra o PTC. O comunicado nao precisou a data dos combates ou as baixas nas fileiras do exército.

Em 1984 o PTC começou uma rebeliao armada para obter a criaçao de um Estado curdo independente. As violências vinculadas a esta rebeliao causaram 31 mil mortos, em sua maioria curdos, segundo balanços oficiais. Os integrantes deste partido rebelde anunciaram que suspenderiam os combates e se retirariam da Turquia a partir de setembro, seguindo um chamado de seu líder Abdulah Ocalan, condenado à morte por traiçao e separatismo.

Mas o exército turco classificou estas declaraçoes de ``propaganda' e se limitou a eliminar os rebeldes que nao se rendiam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;