Internacional Titulo
Yamaha é suspeita de venda ilegal de helicópteros à China
Da AFP
23/01/2006 | 11:54
Compartilhar notícia


Investigadores revistaram nesta segunda-feira, pela manhã, a sede do grupo japonês Yamaha Motors, suspeito de ter exportado ilegalmente helicópteros de alta tecnologia para a China.

A polícia revistou a sede do fabricante de motores e motocicletas localizada em Iwata, na província de Shizuoka, no sudoeste de Tóquio.

De acordo com a imprensa japonesa, a Yamaha é suspeita de ter exportado para a China, sem autorização governamental, helicópteros automáticos utilizados normalmente na agricultura, mas que podem ser destinados para fins militares.

A exportação deste material necessita de autorização do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

Um porta-voz da Yamaha confirmou que a empresa exportou o material para a China entre 2002 e 2005. "Acreditamos que não houve qualquer violação da lei", frisou.

As relações entre Japão e China atravessam um momento complicado devido a diferenças geopolíticas no Mar da China e queixas históricas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;