Cultura & Lazer Titulo
Polêmico retrato de Jane Austen não tem comprador em leilão
Da AFP
19/04/2007 | 18:42
Compartilhar notícia


Um polêmico retrato posto à venda como o único existente da escritora britânica Jane Austen (1775-1817) não encontrou comprador durante leilão celebrado nesta quinta-feira em Nova York.

A tela, que retrata uma mulher jovem com longo vestido branco, segurando uma sombrinha verde, não alcançou o preço estimado, informou a casa Christie's. O quadro estava cotado entre US$ 400 mil e US$ 800 mil.

Estima-se que o chamado "Retrato Rice", pertencente a parentes diretos de Austen, tenha sido pintado pelo artista britânico Ozias Humphry.

A polêmica sobre o quadro remonta à década de 1940, quando um estudioso sobre a obra de Austen, R.W. Chapman, disse que a moda retratada na tela datava de 1805 ou período posterior e não do fim da década de 1780, quando se supõe que tenha sido pintada. Os questionamentos foram descartados pela Christie's.

Austen, considerada uma das maiores escritoras britânicas, é autora de "Orgulho e Preconceito", "Razão e Sensibilidade" e "Emma", que foram adaptados para o cinema.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;