Nacional Titulo
Viúva pode se casar sem perder pensao
Do Diário do Grande ABC
03/10/2000 | 01:29
Compartilhar notícia


Uma mulher pode se casar novamente sem que perca o direito de continuar recebendo a pensao deixada pelo marido falecido. Mas tem de provar que a nova uniao nao melhorou sua situaçao econômico-financeira, tornando dispensável o pagamento do benefício.

A decisao, em tese, é da 6ªTurma do Superior Tribunal de Justiça, ao examinar recurso de R.D.C, de Sao Paulo, contra a Justiça Federal, que acolheu recurso do INSS.

No caso específico, a viúva que se casou novamente e que queria continuar recebendo a pensao deixada pelo primeiro marido, nao teve sua pretensao atendida pelo STJ. É que ela nao apresentou provas suficientes de que necessita do benefício nas instâncias inferiores (que divergiram).

Além disso, o STJ nao pode reexaminar provas em caso de recurso especial, mas apenas a questao de Direito. No entanto, a jurisprudência na linha de que novo casamento nao impede viúva de continuar recebendo pensao do INSS fica fortalecida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;