Esportes Titulo
Só quatro seleções 'favoritas' vencem em dia de 19 amistosos
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
28/03/2002 | 01:58
Compartilhar notícia


Esta quarta-feira, 27 de março, foi 'data Fifa', ou seja, dia reservado no calendário da federação internacional de futebol para amistosos entre seleções. A pouco mais de dois meses para o início da Copa, 19 partidas em todo o globo movimentaram 26 times que disputarão o Mundial. Oito times considerados favoritos para o título entraram em campo (Brasil, França, Argentina, Itália, Inglaterra, Portugal, Alemanha e Espanha) e apenas quatro venceram suas partidas (Brasil, França, Alemanha e Itália). Três perderam: Inglaterra (que enfrentou a Itália), Portugal (humilhada pela Finlândia em casa) e Espanha (que perdeu para Holanda fora de casa). Argentina empatou com Camarões.

No seu último amistoso em casa antes da estréia na Copa do Mundo, o Brasil recebeu a Iugoslávia em Fortaleza e venceu por 1 a 0. O gol da vitória, que marcou o retorno de Ronaldo (da Inter de Milão) à Seleção após mais de dois anos, foi do atacante Luizão, do Grêmio. O Brasil encabeça o Grupo C, ao lado de Turquia, China e Costa Rica (que recebeu Marrocos em San José foi derrotada por 1 a 0).

A França, que enfrentou a Escócia (não classificada para a Copa) em Paris, goleou por 5 a 0. O atacante David Trezeguet, da Juventus (Itália), marcou duas vezes. O astro Zinedine Zidane (que, junto com o lateral Bixente Lizarazu, completou 72 partidas com a camisa da seleção e igualou a marca de Michel Platini), Thierry Henry e Marlet também marcaram. Atuais campeões do mundo e da Europa, os bleu abrem a Copa de 2002: enfrentam Senegal, dia 31 de maio – o Grupo A tem ainda Uruguai e Dinamarca.

A Alemanha, que recebeu os Estados Unidos em Rostock, goleou de virada: 4 a 2 (gols de Christian Ziege, Neuville, Oliver Bierhoff e Frings, para a Alemanha; e dois de Mathis, para os EUA). A chave alemã no Mundial é a E, que tem Arábia Saudita, Irlanda e Camarões. Os EUA ocupam o Grupo D, que tem Coréia do Sul, Portugal e Polônia.

O grande jogo do dia foi disputado em Leeds (Inglaterra), entre a seleção local e a Itália. Os ingleses abriram o placar com Robbie Fowler, mas o atacante da Roma Montella, que só entrou no segundo tempo, marcou os dois gols na virada por 2 a 1. Enquanto a Inglaterra compõe o chamado 'grupo da morte' com Argentina, Nigéria e Suécia (F), a Itália tem vida mais fácil na primeira fase da Copa: enfrenta México, Croácia e Equador (G).

Outro componente do 'grupo da morte' que não teve vida fácil nos amistosos desta quarta-feira foi a Argentina. Os sul-americanos enfrentaram Camarões em Genebra (Suíça) e empataram por 2 a 2. O empate dos africanos saiu aos 41 do segundo tempo, com Patrick Suffo. Verón e Aimar marcaram para a Argentina; Samuel Eto'o fez o primeiro gol de Camarões.

O resultado mais surpreendente do dia foi a goleada sofrida pelos portugueses contra a Finlândia (que nem na Copa está), em casa (Porto): 4 a 1. Portugal, que conta com sua melhor seleção desde 1966, quando os lusitanos ficaram em 3º lugar, jogou desfalcada dos astros Luiz Figo, armador do Real Madrid, e Rui Costa, do Milan, ambos machucados. Sem as estrelas portuguesas em campo, brilhou o maior jogador finlandês: Jari Litmanen (ex-Ajax Amsterdam e Barcelona), autor de dois gols.

Para fechar o dia de maus agouros na Península Ibérica, a Espanha foi à cidade costeira de Roterdã e perdeu por 1 a 0 para a Holanda (que também está fora da Copa). O gol da 'Laranja' foi marcado pelo zagueiro Frank De Boer. A 'Fúria' é a cabeça-de-chave do Grupo B, ao lado de Paraguai, Eslovênia e África do Sul.

Os demais amistosos envolvendo seleções classificadas para a Copa foram:

Equador 3 x 0 Bulgária
Irlanda 3 x 0 Dinamarca
Arábia Saudita 3 x 2 Uruguai
Tunísia 0 x 0 Noruega
Grécia 3 x 2 Bélgica
Suécia 1 x 1 Suíça
Croácia 0 x 0 Eslovênia
Senegal 2 x 1 Bolívia
Estônia 2 x 1 Rússia
Polônia 0 x 2 Japão
Geórgia 4 x 1 África do Sul




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;