Internacional Titulo
Bombas americanas teriam errado alvo no Iraque, diz jornal
Do Diário OnLine
22/02/2001 | 11:13
Compartilhar notícia


A maioria das bombas teleguiadas disparadas na semana passada contra as estações de radar iraquianas desviaram-se de seus alvos e erraram seus objetivos em cerca de 90 metros, informou nesta quinta-feira The Washington Post, citando oficiais da marinha americana.

Das 25 bombas do tipo AGM-154A disparadas contra as estações de radar na sexta-feira passada, oito conseguiram atingir seus objetivos, outras oito não causaram danos e sobre as outras nove não há informações de imagens de satélite confiável e que permita medir sua eficiência, indicaram os oficiais.

Esse balanço contrasta com os dados inicialmente fornecidos pelos Estados Unidos sobre as incursões aéreas americanas e britânicas de sexta-feira passada sobre o Iraque.

As bombas, que haviam sido usadas em combate há dois anos, aparentemente sofreram falhas no software e no sistema-guia, o que explicaria por que registraram consistentemente um giro para a esquerda antes de ter impacto, assinalaram os oficiais. Mas os oficiais não descartam a possibilidade de uma falha mecânica.

No entanto, os investigadores também estudam a possibilidade de que as bombas tenham sofrido defeitos durante sua colocação nos aviões que partiram dos porta-aviões USS Harry S.Truman, no Golfo Pérsico, para realizar o ataque.

Os mísseis AGM-154A custaram entre US$ 250 mil e US$ 700 mil cada um, segundo cifras da Federação Americana de Cientistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;