Internacional Titulo
Tribunal de Moscou considera Khodorkovski culpado
Da AFP
27/12/2010 | 10:06
Compartilhar notícia


O ex-magnata do petróleo russo Mikhail Khodorkovski e seu principal sócio, Platon Lebedev, foram considerados culpados nesta segunda-feira por um tribunal moscovita no segundo julgamento por roubo de milhões de toneladas de petróleo, informaram agências de notícias russas.

De acordo com a agência ITAR-TASS, os dois foram considerados culpados da acusação de roubo de 218 milhões de toneladas de petróleo.

O advogado de Khodorkovski já anunciou que vai apelar da condenação.

Poucos repórteres tiveram acesso ao tribunal de Jamovniki, mas o juiz Viktor Danilkin pediu a todos que deixassem o local antes da leitura do restante do veredicto.

A leitura do veredicto de Khodorkovski e Lebedev, contra os quais a promotoria pediu 14 anos de prisão, deve durar vários dias.

"Liberdade para os presos políticos! Rússia sem Putin!", gritavam simpatizantes de Khodorkovski.

Na Rússia muitos consideram o caso Yukos algo montado pelo governo russo para atingir um empresário muito independente, que financiava a oposição e não hesitava em contradizer o presidente da época, Vladimir Putin, atual primeiro-ministro.

Ex-proprietário da Yukos, grupo emblemático da indústria petroleira desmantelado em benefício de empresas ligadas ao Kremlin, Khodorkovski e Lebedev são julgados desde março de 2009 pelo roubo 218 milhões de toneladas de petróleo.

Os dois, presos desde 2003, cumprem uma condenação de oito anos por fraude e evasão de impostos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;