Política Titulo
Denúncia contra Costa é aceita
28/10/2006 | 20:42
Compartilhar notícia


A Justiça Federal aceitou denúncia do Ministério Público Federal que acusa o ex-ministro da Saúde Humberto Costa e outras 11 pessoas de envolvimento na Operação Vampiro. A aceitação foi encarado com naturalidade pela advogada de Costa, Marília Fragoso. “É apenas mais um passo dentro do processo”, afirmou ela. “Humberto Costa é inocente e vai provar isso ao longo da ação penal.”

O ex-ministro é acusado de formação de quadrilha e corrupção passiva dentro do suposto esquema de fraude na compra de hemoderivados no Ministério da Saúde, que teria vigorado entre 1998 e 2004. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Humberto teria tido conhecimento do esquema e não interferiu.

Costa nega qualquer tipo de envolvimento e destaca que foi por iniciativa sua que a Polícia Federal começou a investigar o esquema. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares também está entre os denunciados.

Marília Fragoso explicou ser comum a Justiça Federal acatar a denúncia porque há indícios de que houve infração. “Agora têm início as investigações judiciais, com interrogatório dos denunciados, defesa prévia, ouvida de testemunhas de defesa e acusação”, disse, destacando que o acolhimento da denúncia não significa que todos os envolvidos sejam culpados e condenados.

As investigações do MP e da Polícia Federal mostraram que a máfia opera desde o governo Fernando Henrique Cardoso. Basicamente, é formada por lobistas que ofereciam vantagens a servidores para obter contratos de empresas farmacêuticas com o Ministério da Saúde. O pagamento muitas vezes era transportado em espécie.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;