As obras dos Jogos Pan-Americanos 2007, que começam no dia 13 de julho no Rio de Janeiro, estão em ritmo acelerado e devem estar concluídas em tempo hábil para a realização das competições.
Esta é a opinião do deputado Brizola Neto (PDT-RJ), que visitou as instalações no RJ nesta sexta-feira, junto com mais cinco parlamentares da Comissão de Turismo e Desporto.
A delegação visitou a Secretaria do Pan-Americano para discutir as obras na Marina da Glória, destinada às competições de iatismo. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) alega que a área é de preservação ambiental e que, portanto, não pode sofrer modificações.
Brizola Neto explicou que os parlamentares começaram a visita pelo escritório do comitê organizador. “Tratamos de uma questão que preocupava a comissão, que era o imbróglio judicial que está envolvendo a Marina da Glória e o Iphan, e na verdade agora também o Ministério Público”.
O deputado disse que a comissão saiu satisfeita da reunião. Ele acredita que o problema já esteja equacionado porque o comitê organizador apresentou um projeto alternativo, com instalações provisórias, “que vão atender perfeitamente a demanda dos Jogos Pan-Americanos”, assinalou.
Segundo Brizola Neto, a contenda judicial entre a Marina da Glória e o Iphan vai ficar para um segundo momento, depois dos Jogos Pan-Americanos.
A comitiva também foi integrada pela presidente da comissão, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), e pelos deputados Otávio Leite (PSDB-RJ), Edson Santos (PV-RJ), José Rocha (PT-BA) e Sílvio Torres (PSDB-SP).