Nacional Titulo
Aprovação de exame da OAB tem pior índice da história
08/07/2004 | 22:46
Compartilhar notícia


O exame de Ordem, promovido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de São Paulo, no mês de abril, obteve o índice mais baixo de aprovados de toda a sua história. Segundo dados divulgados nesta quinta pela organização, apenas 2.878 dos 21.774 bacharéis inscritos passaram para a segunda fase. O número representou 13,21% de aprovações e ficou bem abaixo da média, entre 30% e 20%, dos exames anteriores.

Na opinião do presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, esse resultado caracteriza a má qualidade dos cursos de Direito e a proliferação de cursos jurídicos sem condições mínimas de funcionamento, colocando no mercado "profissionais despreparados", que irão refletir, ainda mais, as deficiências da Justiça brasileira. Segundo Borges D'Urso, os resultados do último exame refletem o quadro da massificação do ensino superior, sem qualidade.

Atualmente, são quase 800 cursos de Direito em funcionamento no País, contra 69 em 1960. Ele chamou a atenção ainda para o fato de que, embora o País tenha mais de 760 faculdades de Direito em funcionamento, ainda há uma fila de outras 300 instituições à espera de aprovação. "A distribuição dessas instituições é inadequada e desproporcional, pois a maioria se concentra em poucos Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul", afirmou, em comunicado à imprensa, o presidente da organização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;