Cultura & Lazer Titulo
'Alatriste' desbanca 'Volver' como favorito ao Goya
Da AFP
18/12/2006 | 18:12
Compartilhar notícia


As aventuras do espadachim "Alatriste", a fantasia do filme hispano-mexicano "El laberinto del fauno" e as confusões familiares em tom de comédia e drama de "Volver" obtiveram a maioria das indicações à 21ª edição dos prêmios Goya, os Oscar do cinema espanhol, concedidos pela AA CCE (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha).

O grande favorito, com 15 indicações, foi a superprodução de aventura "Alatriste", dirigido por Agustín Díaz Yanes, que adaptou para o cinema as peripécias de Diego Alatriste, espadachim do Século de Ouro espanhol, criado pelo escritor Arturo Pérez-Reverte.

"Alatriste" disputará o prêmio de Melhor Filme com "Volver", de Pedro Almodóvar, seu principal concorrente, com 14 indicações, "El laberinto del Fauno", do mexicano Guillermo del Toro, com 13, e "Salvador", de Manuel Huerga, sobre a vida de um anarquista executado na Espanha franquista, com 11 indicações.

Almodóvar, Díaz Yanes, Del Toro e Huerga também foram indicados ao prêmio de melhor diretor, enquanto Almodóvar e Del Toro disputarão o de Melhor Roteiro Original e Díaz Yanes e Huerga ao de Melhor Roteiro Adaptado.

O americano Viggo Mortensen ("Senhor dos Anéis") foi indicado na categoria melhor ator pela interpretação de Alatriste, assim como o espanhol Sergi López, por sua arrepiante atuação de um oficial franquista em "El laberinto del fauno".

Na mesma categoria competem o ator alemão Daniel Brüll ("Adeus Lenin"), que interpretou o jovem anarquista Salvador Puig Antic, último executado com 'garrote vil' (espécie de torniquete colocado no pescoço do condenado e apertado até que seus ossos quebrassem ou ele morresse asfixiado) no regime franquista em 1974, e o ator espanhol Juan Diego por seu papel "Vete de mí".

Na categoria melhor atriz, as candidatas são as espanholas Maribel Verdú pela interpretação de uma ativista antifranquista em "El laberinto del fauno", e Penélope Cruz, que encarna a filha de um "fantasma" em "Volver", papel que lhe rendeu a indicação de Atriz Européia de 2006.

Também concorrem ao prêmio Marta Etura por "Azul oscuro casi negro" e Silvia Abascal por "La dama boba".

"Volver" concorre ainda a três das quatro candidaturas de melhor atriz coadjuvantes para Blanca Portillo, Carmen Maura e Lola Dueñas. A quarta indicação foi para Ariadna Gil por "Alatriste".

Na categoria melhor ator coadjuvante concorrem Juan Echanove pela interpretação do escritor Francisco de Quevedo em "Alatriste", Antonio de la Torre por "Azul oscuro casi negro" e os hispano-argentinos Juan Diego Botto por "Vete de mí" e Leonardo Sbaraglia por "Salvador".

"Scoop", último filme do cineasta americano Woody Allen, abre as indicações de Melhor Filme Europeu, ao lado de "The Queen", do britânico Stephen Frears, "The Wind That Shakes the Barley", de seu compatriota Ken Loach, e "Copying Beethoven", da polonesa Agnieszka Holland.

Os prêmios Goya serão anunciados em uma festa no Palácio Municipal de Congressos de Madri no último fim de semana de janeiro de 2007.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;