Fechar
Publicidade

Nacional

Publicado em quarta-feira, 12 de agosto de 2009 às 16:00 Histórico

Avocado refrescante por Ana Tomazoni

Podemos dizer que a fruta da moda é o abacate ou avocado. Em gastronomia, não há certo e errado, e sim o que a gente gosta e o que não gosta. Aqui no Brasil, não é costume servir o abacate fora da sobremesa. Já na Europa e Estados Unidos, ele só é servido salgado, nunca doce. Pode experimentar, pois o abacate, por causa de sua gordura natural, fica delicioso como uma entrada. Se encontrar aqueles pequenos, de casca quase preta (conhecido também como avocado, seu nome em inglês), fica ainda melhor.

O AVOCADO - É uma variedade de abacate que concentra muitos nutrientes, dentre eles 11 vitaminas. É rico em fibras, combate os radicais livres, possui gordura monoinsaturada (como o azeite de oliva) e seu consumo equilibra o colesterol, fazendo bem para o coração.

Confira abaixo uma receita de Avocado Refrescante/Guacamole.

INGREDIENTES
- 1 abacate
- 1 tomate
- 2 colheres de chá de suco de limão ou vinagre (de preferência de maçã)
- 2 colheres de chá de azeite
- 2 colheres de chá de salsa ou coentro fresco picado ou hortelã
- Sal e pimenta a gosto
- ½ cebola picada
- 1 dente de alho bem picado
- Opcional: castanha de caju picada, assim como outras ervas que darão o seu sabor próprio, pois o abacate tem sabor neutro.

MODO DE PREPARO
Corte o tomate ao meio, descarte a parte central e as sementes. Pique a polpa e coloque em um recipiente com o alho, a cebola e a salsa. À parte, emulsifique (bata com um garfo ou fouê) o limão ou vinagre, azeite e sal. Bata até ficar cremoso e junte aos demais ingredientes. Em seguida, amasse o avocado (ou abacate) com o garfo e junte aos temperos. Polvilhe com ervas, pimentas frescas e sirva acompanhado de torradas, saladas ou assados.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC