Política Titulo
Primeiro-ministro francês viaja ao Brasil e Argentina
Das Agências
02/04/2001 | 15:39
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro francês, Lionel Jospin, acompanhado por vários ministros, parlamentares e empresários, iniciará na próxima quarta-feira uma visita oficial ao Brasil, que se prolongará com um jantar no sábado em Buenos Aires, com o presidente argentino, Fernando de la Rúa, anunciou nesta segunda-feira a Chancelaria francesa.

O porta-voz do ministério francês de Relações Exteriores, Francois Rivasseau, informou que a visita de Jospin ao Brasil acontecerá do dia quatro ao dia sete de abril.

A primeira etapa da visita será Brasília, onde Jospin se reunirá com o presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, com quem voltará a se reunir no Rio de Janeiro.

A capital do estado do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo serão as duas etapas posteriores da viagem.

Jospin se encontrará com os prefeitos, governadores e com as comunidades francesas.

Em São Paulo ele se reunirá com a comunidade de negócios franco-brasileira, enquanto em sua passagem pelo Rio de Janeiro o primeiro-ministro vai expor a visão francesa sobre a globalização e participará de um intercâmbio com intelectuais brasileiros sobre a diversidade cultural.

O porta-voz do Quai d'Orsay acrescentou que a visita oficial de Jospin ao Brasil marca um reforço dos laços da França com seu primeiro interlocutor na América Latina, nos aspectos comercial, econômico, cultural, científico e técnico.

Esta viagem e a presença de uma importante delegação de homens de negócios também comprovam a vontade de reforçar ainda mais a presença das empresas francesas, já bem implantadas no país, ao todo são 500, onde a França é o quarto maior investidor estrangeiro.

Além disso, acrescentou o porta-voz, a visita permitirá a continuação do diálogo e um aprofundamento das convergências entre os dois países sobre temas globais como o meio ambiente, a multipolaridade e as questões de saúde.

Neste momento em que o Mercosul passa por incertezas, a França deseja reafirmar toda a importância que ela atribui ao reforço deste processo de integração regional, assim como ao estabelecimento de uma cooperação entre o Mercosul e a União Européia (UE), que está progredindo, como atestam as negociações comerciais entre as duas regiões, disse Ruivasseau.

Por essa razão o primeiro-ministro francês também viajará para a Argentina, depois de sua visita oficial ao Brasil, para se reunir com o presidente Fernando de la Rúa. O primeiro-ministro Jospin, acompanhado de toda sua delegação, participará de um jantar no próximo sábado, com o presidente De la Rúa. Um helicóptero o transportará até o aeroporto, de onde ele viajará de volta a Paris, precisou a Chancelaria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;