ouça este conteúdo
|
readme
|
A lesao mais comum, principalmente entre as crianças, e também menos grave, é o traumatismo. Segundo pesquisa realizada no Norte da Europa, pouco mais de 50% das crianças com até 14 anos já tiveram algum trauma. No Brasil nao existem dados estatísticos, mas a estimativa é de que o índice seja parecido.
O cirurgiao-dentista Miguel Zinet, de Santo André, especializado em endodontia, explica que as medidas necessárias em casos de trauma sao bem simples, mas necessários para evitar problemas futuros. "Primeiro, a boca deve ser lavada. Um pedaço de gaze ou pano limpo deve ser colocado sobre o local, e a pessoa deve mordê-lo, para parar a hemorragia."
Caso o acidente tenha causado a fratura de fragmentos do dente, a parte perdida deve ser encontrada e colocada em um pouco de leite, soro fisiológico ou até na saliva, embaixo da língua. Em seguida, a pessoa deve procurar um dentista para que sejam colados no lugar certo.
A perda total do dente, chamada avulsao, é a lesao mais grave. É mais comum na faixa etária entre 7 e 10 anos, segundo Zinet. Nessa situaçao, as medidas devem ser tomadas imediatamente, para aumentar as possibilidades de manutençao do dente.
A parte mais difícil desse procedimento é a recolocaçao correta do dente no lugar de origem. Isso porque as células que o envolvem sao muito sensíveis e devem voltar a receber nutriçao circulatória o mais rápido possível.
Mas, antes disso, devem ser tomados alguns cuidados com a limpeza do dente perdido. Ele deve ser seguro pela coroa (parte do dente que fica exposta) e lavado, sem esfregar, com leite, ou entao com soro fisiológico. Somente entao deve ser recolocado, prestando atençao para que sua parte convexa fique para fora. A gaze ou o pano para fixar o dente no local deve ser usado até que a pessoa seja atendida por um dentista.
Segundo Zinet, o reimplante do dente nao é uma medida definitiva. O sucesso do procedimento é temporário, podendo variar de um ano até mais de 20 anos. A recolocaçao do dente no lugar só deve ser feito com os permanentes, nunca com os dentes de leite. Nesse último caso, é importante que a criança seja levada ao dentista para que receba aparelho chamado mantenedor de espaço, para que os dentes vizinhos nao ocupem o lugar do que está faltando, até que o dente definitivo apareça.
Para evitar as lesoes em crianças, Zinet recomenda o uso de protetor de boca, que pode ser encontrado em lojas de esportes radicais. Usado por lutadores de boxe e por jogadores de hóquei, o protetor evita a maior parte das lesoes.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.