Turismo Titulo
A pré-inca Fortaleza de Quitor
Eliane Silva
Do Diário do Grande ABC
12/08/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


A três quilômetros do centro de San Pedro de Atacama está um dos sítios arqueológicos mais impressionantes das Américas: o Pukara de Quitor, uma gigantesca fortaleza pré-inca, hoje apenas em ruínas.

Consideradas monumento nacional, suas fortalezas datam do século 12 e foram construídas nas encostas de morros, totalizando 2,5 hectares com mais de 160 cômodos, de maneira estratégica para defender o povo Atacamenho dos ataques dos incas, em 1450.

Depois foi a vez dos Incas defenderem-se contra os espanhóis nessa mesma fortaleza. O local ficou conhecido como Pueblo de Las Cabezas, pois os conquistadores europeus decepavam as cabeças dos chefes e exibiam-nas para os sobreviventes a fim de mostrar seu poder.

A Pukara de Quitor foi erguida sobre uma inclinação que forma parte da Cordilheira do Sal. Sua localização se relaciona com o Rio San Pedro e com uma rota de tráfico ancestral ocupada posteriormente em tempos incas. A ausência de danos de caráter estratégico e defensivo desse assentamento indica que ele tenha sido ocupado de maneira permanente, já que há várias construções domésticas e alta densidade de vestígios arqueológicos na superfície.

A fortaleza abandonada é apenas um dos locais de encantos e mistérios do Deserto do Atacama, ao mesmo tempo deslumbrante e amedrontador.

A escalada pela fortaleza é para iniciados. A longa subida é brindada pelas belas paisagens, e os registros fotográficos não dão conta de captar toda a grandiosidade do local. Despacito llega a lejos (devagar se vai ao longe), diriam os chilenos. ES




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;