Internacional Titulo
Elizabeth II se torna a monarca mais longeva da história britânica
Da AFP
20/12/2007 | 10:07
Compartilhar notícia


A rainha Elizabeth II da Inglaterra se torna nesta quinta-feira a monarca britânica mais longeva da história, superando o recorde de sua tataravó, a rainha Vitória. Apesar de já ter delegado responsabilidades ao filho Charles, a incansável soberana parece não ter pressa em deixar o trono.

A rainha marcará o evento com toda discrição, sem qualquer cerimônia especial, e passará o dia ao lado do marido, o príncipe Philip, no castelo de Windsor, poucas semanas depois de ter celebrado 60 anos de casamento.

Vitória, que nasceu em 24 de maio de 1819, morreu no dia 22 de janeiro de 1901, depois de ter vivido 81 anos, sete meses e 29 dias.

Segundo o Palácio de Buckingham, a rainha Elizabeth II, que nasceu no dia 21 de abril de 1926, deve bater o recorde da tataravó às 17H00 GMT (15H00 de Brasília) desta quinta-feira.

O cálculo leva em consideração a hora de nascimento e morte da rainha Vitória e a hora de nascimento de Elizabeth II.

Vários especialistas em realeza inglesa haviam calculado, levando em conta apenas os dias completos, que a marca seria superada no sábado 22 de dezembro.

A rainha Victoria continuará sendo, no entanto, a monarca britânica com maior tempo de reinado, 64 anos. Elizabeth II só baterá este recorde se permanecer no trono até 9 de setembro de 2015.

Uma possibilidade que não surpreenderia o Reino Unido. A rainha, que parece ter herdado a saúde de ferro da mãe, morta aos 101 anos, não parece disposta a reduzir seu ritmo de trabalho, muito menos a abdicar ao trono.

"Não acredito que a abdicação seja uma possibilidade. Enquanto tiver boa saúde, continuará sendo rainha, até a morte", explica à AFP Robert Jobson, autor de várias obras sobre a monarquia britânica.

A monarca participa de inaugurações, recepções em Buckingham, entregas de condecorações e prêmios, viaja ao exterior, entre outras atividades. A cada ano, Elizabeth II participa de 450 eventos, com um senso de dever que desperta admiração e respeito.

Desde sua coroação em 1953, viu passar por Buckingham 11 primeiros-ministros, de Winston Churchill a Gordon Brown. Aparentemente todos apreciaram o encontro semanal com a rainha, símbolo da estabilidade de uma monarquia constitucional mais sólida que nunca.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;