Economia Titulo
Emprego industrial cresce 0,4% em junho; renda recua 1%
Da Agência Brasil
05/08/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


O desempenho da indústria em junho manteve o ritmo de crescimento da oferta de emprego, que se verifica há 12 meses e se configura como o mais longo já registrado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), afirma o economista-chefe da entidade, Flávio Castelo Branco.

Segundo o boletim indicadores industriais de junho, o emprego cresceu 0,4% em relação a maio e aumentou 6,6% na comparação com junho do ano passado. Castelo Branco diz que, no acumulado do primeiro semestre, houve aumento de 4,3% sobre igual período de 2009 e "o nível de emprego superou pela primeira vez o nível pré-crise, em 0,3%".

Em contrapartida, o rendimento médio real do trabalhador na indústria de transformação recuou 1% em junho, frente ao mês anterior, embora tenha crescido 0,9% em relação a junho de 2009.

Feitas as contas, explicou ele, a massa salarial teve redução de 0,6% no mês, e, "não fosse o aumento do emprego, o resultado em relação a maio seria ainda mais negativo".

A perda de ritmo da indústria ficou evidenciada também, segundo Castelo Branco, na queda de 0,6% no faturamento real da indústria de transformação. Também se verificou recuo de 0,3% no total de horas trabalhadas na produção, ante maio, e queda de 0,2 ponto percentual na utilização da capacidade instalada.

Branco explica que a "acomodação" da atividade industrial no período decorre de fatores como a Copa do Mundo e a menor tomada de crédito das empresas por conta da volta do processo de aumentos da Selic e, consequentemente, da elevação dos juros bancários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;