Economia Titulo
Tesouro Direto é opção de investimento simplificado
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
04/07/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


O governo federal oferece aos brasileiros forma simplificada de investimento com rentabilidade prevista ou variável e segura. Esta é a característica dos títulos do Tesouro Nacional, que podem ser adquiridos por meio do Tesouro Direto, sistema em que o investidor aplica sem intermediações, ou seja, sem taxa de corretagem.

O sistema de investimento é novo e está crescendo. Conforme nota do Tesouro Nacional, essa modalidade de aplicação foi criada em janeiro de 2002 e seu último resultado, divulgado em maio, foi de R$ 169,64 milhões em títulos vendidos, apresentando alta de 11,15% sobre abril e 12,72% ante igual período do ano anterior.

Para ter acesso ao sistema, o aplicador deverá ter conta em um agente de custódia, que são bancos e corretoras de valores. Após cadastrado nestas instituições financeiras e no Tesouro Direto, o interessado poderá comprar os títulos.

No site www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/, estão dispostas todas as informações necessárias sobre o cadastramento e as instituições financeiras credenciadas para atuar como agente de custódia.

VANTAGENS - O professor de Finanças do Insper Ricardo Almeida explica que a vantagem do Tesouro Direto é que ele apresenta, normalmente, maior competitividade no grupo de renda fixa disponível no mercado. "Principalmente do ponto de vista de taxa de administração", completa, sobre a isenção de custos com intermediadores. Ele indica a modalidade para quem está interessado em alternativas para sua aposentadoria.
Os investidores terão 100% do capital investido no fim do contrato, mas, como toda renda fixa, sofrerão com o Imposto de Renda devorando 15% no lucro em aplicações mantidas por mais de 720 dias.

A rentabilidade pode ser prefixada, com percentual decidido na hora da compra, ou indexada à Taxa Selic, gerando a mesma alíquota do juro básico nacional. Também existe a possibilidade de indexação ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), com retorno da inflação do período mais juros.

Em maio, 41,2% dos títulos vendidos foram prefixados, representando montante de R$ 69,9 milhões. A inflação teve a segunda maior atração, já que 43,9% dos títulos emitidos no mês eram indexados ao IPCA. Por fim, 14,8% do montante comprado pelos investidores foram indexados à taxa Selic.

Dentre estas opções, se encontram títulos cujos juros são entregues semestralmente aos investidores e outros que o dinheiro só sai quando acaba o período de contrato do investimento.

QUANDO PROCURAR - Para Almeida, o Tesouro Direto é modalidade de investimento para as pessoas que desejam diversificar suas aplicações e já têm reservas para imprevistos. "Eu nunca vou dizer para poupar tanto do seu salário. Eu falo faça o seu orçamento, o que sobrar coloque no Tesouro Direto. E esse montante ainda deve ser após deixar valores que são destinados à reservas para os imprevistos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;