Internacional Titulo
Febre aftosa contamina terras do príncipe Charles
Das Agências
04/03/2001 | 19:28
Compartilhar notícia


A doença da febre aftosa, que já conta com 69 focos no Reino Unido, vem se propagando em uma fazenda de Devon, no Sudoeste da Inglaterra, situada nas terras do príncipe Charles, no coração de um parque nacional onde vivem milhares de animais.

Um dos três novos casos da doença identificados neste domingo em Devon foi localizado numa fazenda do ducado da Cornuália, um domínio real criado há mais de sete séculos para garantir importantes lucros ao herdeiro do trono.

Esta fazenda, com 800 ovinos e 170 bovinos, está situada no parque nacional de Dartmoor, habitado por 50 mil animais silvestres.

Roger Windsor, que aluga a fazenda, explicou neste domingo que tomou todas as precauções impostas desde o início da propagação da febre aftosa. O animal contaminado de sua fazenda foi isolado num curral. "Vivemos totalmente isolados. Não vemos o carteiro há uma semana", explicou Marion Windsor, esposa de Roger. "Se o vírus chegou com o vento, não podemos fazer nada".

Seu gado será sacrificado durante o dia, somando-se assim às 54 mil cabeças que terão esse destino desde o início da doença, há duas semanas.

O caso da fazenda de Dartmoor é um verdadeiro desastre, reconheceu Ben Gill, responsável pelo principal Sindicato Agrícola do país (NFU). Neste caso, o vírus pode ter sido transportado pelo vento ou por um pássaro, explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;