Diarinho Titulo Talento
Arte de comentar
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
06/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


João, Pedro, Matheus e Eric nem terminaram o Ensino Fundamental e já viraram comentaristas na televisão. Para os meninos, falar sobre futebol é como uma grande brincadeira. Já o adulto tem de estudar e ralar muito para seguir a carreira.

Em geral, a função é desempenhada por um jornalista especializado em esportes. "Grande parte foi repórter, viveu o dia a dia do futebol, acompanhou times e trabalhou em redação (local em que as notícias são escritas)", explica Vladir Lemos, apresentador do Cartão Verde. Há também ex-jogadores que tornam-se comentaristas.

O melhor da profissão, segundo Vladir, é trabalhar com algo que realmente gosta: futebol. O problema é quando o público e os colegas o criticam por algum comentário que fez. "Cada um tem um ponto de vista. É comum não pensarem como você."

NA TELINHA

Não basta apenas manjar tudo sobre esportes. Quem atua na TV precisa aprender a falar bem na frente das câmeras. Os meninos do Cartãozinho ainda sentem friozinho na barriga quando a gravação começa. Sabem, porém, que podem refazer as cenas que derem errado.

Isso, entretanto, não ocorre quando o programa é exibido ao vivo, como em dias de jogo. Esse tipo de atração costuma deixar o apresentador mais apreensivo. Vladir, por exemplo, lembra da primeira vez que falou ao vivo na TV enquanto fazia reportagem para um telejornal. Ele conta que, apesar de ter ficado bastante preocupado em não errar, deu tudo certo. "Foi inesquecível."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;