Internacional Titulo
Taxa de natalidade dos EUA aumenta pela 1ª vez desde 1990
Do Diário do Grande ABC
28/03/2000 | 15:09
Compartilhar notícia


Impulsionados pela solidez da economia americana e pelo maior número de mulheres em idade fértil, o total de nascimentos nos Estados Unidos aumentou 2% em 1998, informou, nesta terça-feira, o governo. Foi o primeiro aumento da taxa de natalidade do país desde 1990.

O número de mulheres solteiras que deram á luz bateu recorde. Mas, os pesquisadores disseram que nao se trata de adolescentes, mas sim de mulheres de 20 a 40 anos, filhas da geraçao do chamado boom demográfico, que tiveram filhos, mas nem sempre se casaram antes.

``A medida que melhora a economia, nascem mais bebês', afirmou o doutor Gabriel Escobar, pesquisador da Kaiser Permanente, organizaçao que atua no campo da saúde. ``Mas, a maior parte do aumento do número de nascimentos se deve ao fato de que há mais mulheres entrando na idade fértil', acrescentou.

Em 1998, houve 3.940.000 nascimentos, ou seja, 14,6 por mil mulheres, segundo informe do Centro Nacional de Estatísticas da Saúde. Em 1997, nasceram 3,8 milhoes de bebês e a taxa de nascimentos foi ligeiramente menor, com 14,5 por mil.

Foi o primeiro aumento desde 1990, quando nasceram 4,1 milhoes de bebês. Entre 1990 e 1997, o número de nascimentos caiu 7% porque as mulheres esperavam mais para ter filhos e os partos de maes adolescentes se tornaram menos comuns devido à disponibilidade de anticoncepcionais mais confiáveis, à ênfase na abstinência e ao medo da Aids.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;