Turismo Titulo
Que maravilha!
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
11/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A alguns quilômetros de Cancun está uma das maravilhas do mundo moderno: o Chichen Itzá. O lugar é mágico pela história e pela vista, que inclui cenotes (poços de água azul-turquesa que eram usados em rituais).

Para esse passeio, é importante ir com guia que goste de história. Os mexicanos, é claro, ficam enciumados com o Brasil por causa do Cristo Redentor. Para eles, o nosso cartão-postal não tem nenhuma história, enquanto que as pirâmides maias são registro de cultura milenar.

Chichén Itzá é uma cidade arqueológica localizada no Estado mexicano de Yucatán, que funcionou como centro político e econômico da civilização maia. A pirâmide de Kukulkán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros continuam por lá.

O nome Chichen-Itzá tem raiz maia e significa "na beirada do poço do povo Itza". Estima-se que tenha sido fundada por volta dos anos 435 a 455. E foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1988.

O passeio fica a duas horas e meia de Cancun e começa por visita ao Cenote Sagrado, um açude natural onde eram realizados sacrifícios maias. O poço tem mais de 50 metros de profundidade. Os turistas mais afoitos podem entrar por suas águas azuis com coletes ou até saltando de uma das plataformas.

MONUMENTOS - O tour segue pelo sítio arqueológico onde estão os monumentos. O mais famoso deles é o El Castillo de Kukulcán e sua curiosa localização geográfica. Durante o equinócio da primavera e do outono (21 de março e 21 de setembro), no fim da tarde, o jogo de luz e sombra desenha uma serpente em movimento representando o antigo líder Kukulcán (serpente com penas), que, ao longo de 34 minutos, desce pelos 365 degraus até a cabeça na base principal da pirâmide antes de desaparecer na terra.

O parque arqueológico é muito cheio. Recebe centenas de visitantes. Além de ter de driblar o grande número de pessoas com máquinas fotográficas diante dos monumentos, é preciso fazer esforço para ouvir as explicações do guia turístico com tantas crianças vendendo artesanias e recuerdos da maravilha maia.

A população local, muito pobre, ainda preserva características maias, como a pele morena, a baixa estatura e o pescoço curto, além de cultivar tradições dos antepassados. Alguns se especializaram no calendário maia para vender totens com gravuras de datas importantes grafadas na escrita da antiga civilização.

MAYALAND - O Chichen-Itzá também oferece opção de hospedagem: o Hotel Mayaland, cujos quartos proporcionam a privilegiada vista para o observatório cilíndrico El Caracol. A principal vantagem de se hospedar por ali é poder apreciar o espetáculo de som e luz nas ruínas à noite.

Dicas

BAGAGEM

Na hora de fazer as malas, alguns itens a mais podem fazer diferença. Não pense em pés de pato ou equipamentos que ocupam espaço na bagagem que vai te acompanhar por 15 horas, mas em máquina subaquática, protetor solar e repelente biodegradável. Em reservas naturais, o uso de cosméticos comuns pode afetar os corais. Se tiver estômago sensível, leve comprimido para enjoos, já que todos os passeios levam horas de barco.

ELETRICIDADE

A voltagem é de 110 V, mas os plugues possuem três pontas. Não esqueça de levar adaptador para utilizar notebook, carregador de pilhas, máquina fotográfica, celular e secador de cabelos.

CÂMBIO

A moeda local é o peso mexicano. Atualmente, um dólar americano equivale a 13 pesos mexicanos. Opte por fazer câmbio em bancos ou use o cartão de crédito internacional. Nos hotéis, a taxa de câmbio varia até 10 pesos por dólar. Antes de viajar, contate a administradora e avise quais cidades vai visitar para não correr o risco de ter o cartão bloqueado.

VISTO

Desde 2005, o governo do México exige visto de turistas brasileiros. O documento é válido por cinco anos e os procedimentos para a emissão estão disponíveis no site www.visitemexico.com.br/visto-para-o-mexico.htm.

CLIMA

A temperatura média anual de Cancun é de 26°C. O sol bate o ano inteiro, mas evite passar por ali nos meses de setembro, quando há risco de furacões. Se fizer escala na Cidade do México, não esqueça o casaco. Em dezembro, a temperatura em Cancun era de 30ºC, enquanto a capital batia os dentes a 10°C.

TRANSPORTE

Com uma única avenida, é muito fácil se locomover em Cancun. Ônibus na porta dos hotéis levam a toda parte com tarifas baixíssimas. De táxi, combine antecipadamente o preço da corrida e não tenha medo de pechinchar, pois eles não usam taxímetro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;