Política Titulo
FHC homenageia Covas em pronunciamento
Do Diário OnLine
07/03/2001 | 14:13
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso fez um pronunciamento durante o sepultamento do governador e amigo Mário Covas. Ele prestou suas últimas homenagens destacando a importância de Covas para São Paulo e o país e como seu companheiro na luta pela democracia. Confira a íntegra do discurso:

Você, Mário, foi consagrado. Eu vi pelas ruas de São Paulo. Consagrado quer dizer: foi sagrado junto, foi sagrado junto do seu povo. Do seu povo, ao seu povo.

Reconheceu em você um líder, reconheceu suas virtudes. Quiséramos nós possuí-las. De coragem, de firmeza, de amor à democracia, de dureza quando necessário, mas também de ternura, também de emoção, também de amor.

Você se vai, Mário, mas sua memória estará firme conosco. Sua família estará aqui firme com você. E eu tenho certeza que onde esteja você vai nos olhar. Às vezes, dizendo vai em frente, às vezes com aquele olhar de quem diz: tá bom, eu vou com você. Mas talvez fosse melhor não ter ido tão longe. Mas foi. E vai sempre, porque tem convicções como eu tenho, como nós temos.

É em nome de todos nós, seus amigos. Não importa que qualidade tenhamos, não importa os títulos que hoje, eventualmente, ostentemos. O mais belo é o de companheiro. Somos companheiros. E as lágrimas que nós derramamos, e nós derramamos lágrimas, não foram só de tristeza.

São sem dúvida de tristeza, Mário, mas foram também já de saudade antecipada, mas eu até ousaria dizer, Lila: de uma tranquilidade de saber que você cumpriu tudo o que quis.

Você teve a seu lado a sua mulher, os seus familiares, o seu partido e, por fim, todo o povo. Não é uma cerimônia de adeus, Mário. É simplesmente a continuação da sua vida. Eu tive dificuldades hoje, como ontem, de dizer qualquer coisa.

Pensei que não fosse aguentar, Lila. Mas conversei com você no caminho e lembrei dele. Nós estamos firmes, Mário, e vamos continuar assim. Descanse em paz."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;