Política Titulo
Ala governista do PMDB quer candidato para prévias
Brasília
Da AJB
21/10/2001 | 21:53
Compartilhar notícia


A chamada ala governista do PMDB vai lançar um nome mais identificado com o Palácio do Planalto para disputar as prévias dia 20 de janeiro, marcadas para escolher o candidato do partido à Presidência da República. A intenção é derrotar o governador de Minas Gerais, Itamar Franco, e o senador Pedro Simon (RS). Ambos registrarão suas candidaturas esta semana, como uma alternativa de oposição ao presidente Fernando Henrique Cardoso.

Os mais cotados para desafiar Itamar e Simon são o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, e o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP). Vasconcelos, entretanto, já anunciou que não disputará contra Itamar. Quer apenas ajudar a derrotá-lo nas prévias. “Itamar Franco terá dificuldade de explicar sua oposição ao governo enquanto o partido sempre apoiou o presidente”, afirmou o ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco, assessor especial da Presidência da República. Itamar, segundo o ex-governador, não conseguirá justificar a presença dos ministros do PMDB no governo.

O partido é o titular do Ministério dos Transportes, com Eliseu Padilha; da Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano, com Ovídio de Ângelis; e ainda luta pela indicação do Ministério da Integração Nacional. O candidato a ser lançado pela cúpula do PMDB terá de fazer um discurso de apoio a algumas conquistas de Fernando Henrique, como a estabilidade da moeda.

Os integrantes da cúpula do PMDB oficialmente negam, mas uma das intenções ao lançar um terceiro nome na disputa das prévias é deixar em aberto a possibilidade de o PMDB fazer alianças para o pleito de 2002. A estratégia enfrenta um problema. A maioria absoluta dos convencionais do PMDB decidiu, no dia 9 de setembro, que o partido não abrirá mão de lançar um candidato à sucessão de Fernando Henrique.

O regulamento das prévias do PMDB ainda não foi definido. A previsão é que votem quase 100 mil pessoas, incluindo os integrantes dos diretórios estaduais e municipais do partido. Apesar de deter o controle dos convencionais, o chamado PMDB governista teria mais dificuldades de enfrentar Itamar Franco em prévias tão amplas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;