Internacional Titulo
Centenas de colombianos pedem asilo na Venezuela
Do Diário do Grande ABC
01/09/2000 | 12:47
Compartilhar notícia


Cerca de 120 famílias, integradas por habitantes da cidade e do campo do município de La Pista, no Departamento fronteiriço Norte de Santander, fugiram para o Estado de Zulia (produtor de petróleo) e pediram asilo na Venezuela, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

O grupo é formado por cerca de 500 colombianos expulsos pela violência dos grupos paramilitares, nos arredores do rio El Catatumbo, em Zulia (550 km a sudoeste de Caracas). Alegando perseguiçao destes grupos, eles pediram asilo na Venezuela ao escritório do Alto Comissariado das Naçoes Unidas (ACNUR) em Caracas.

Um homem foi assassinado e cerca de 1.500 pessoas tiveram que fugir.

O caso está sendo encaminhado pelo escritório do ACNUR em Caracas, assim como pelas organizaçoes nao-governamentais Provea, Rede de Apoio e Serviço de Refugiados dos Jesuítas.

Estas pessoas chegaram à Venezuela por um ponto do rio em 22 de agosto, depois que um grupo paramilitar chegou ao centro do povoado para ordenar aos moradores que abandonassem definitivamente o lugar.

O grupo também advertiu os moradores de que quem desobedecesse seria executado, contaram aos jornalistas alguns habitantes expulsos pela violência na Colômbia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;