Nacional Titulo
Sem-terra de Pernambuco incendeia tratores
Do Diário do Grande ABC
21/10/1999 | 17:31
Compartilhar notícia


Cerca de 70 trabalhadores sem-terra incendiaram nesta quinta-feira três tratores do Engenho Várzea Grande, no município de Nazaré da Mata, na zona da mata norte de Pernambuco de onde foram despejados na semana passada por ordem judicial. De acordo com o Movimento dos Trabalhos Rurais Sem-Terra do Estado (MST-PE), os trabalhadores estao revoltados com o arrendatário do engenho que teria descumprido a promessa de manter preservada a lavoura cultivada pelos sem-terra no período da ocupaçao da área, por isso agiram dessa forma.

A assessora de Imprensa do movimento no Estado, Janeide de Souza, disse que a lavoura foi destruída com a ajuda dos tratores que, em seguida, foram incendiados. Os sem-terra foram despejados, por ordem judicial, na semana passada e se encontram nos assentamentos Pedro e Inácio da Silva, vizinhos ao Engenho Várzea Grande. Agora, eles temem uma açao violenta de pistoleiros que, de acordo com o MST-PE, cercaram a área prometendo vingança.

Conflito - Um outro conflito em torno de lavoura plantada em área ocupada ocorre nos engenhos Granito e Sao José da Prata, pertencentes à Usina Catende, no município de Catende, no agreste. Cerca de 60 sem-terra foram despejados nesta quinta-feira do local e ameaçaram resistir diante da informaçao de que o proprietário iria colocar veneno nos dois hectares plantados com mandioca. "Há dois meses as famílias tiveram suas lavouras destruídas por tratores e nao querem perder tudo mais uma vez", afirmou Janeide de Souza, lembrando a situaçao de fome e seca da regiao.

Sem-terrinha - Sábado, o MST promove o IV Encontro dos Sem-Terrinha, com a expectativa de reunir 1,5 mil crianças de 8 a 12 anos de acampamentos e assentamentos do Estado no Centro Social dos servidores da Sudene, no Recife. O tema do encontro será o aniversário de 15 anos do MST. As atividades incluem caminhada em homenagem a Dom Hélder Câmara, que faleceu recentemente aos 90 anos, e em favor da luta pela terra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;