Setecidades Titulo
Animais são resgatados de edifício
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
28/01/2007 | 21:36
Compartilhar notícia


Três cachorros vira-latas, um gato e oito passarinhos foram retirados neste domingo pelo Corpo de Bombeiros de um apartamento de alto padrão localizado no bairro Jardim, em Santo André. De acordo com os moradores do edifício, os animais sofriam maus-tratos do proprietário, que também deixava acumular fezes. O mau cheiro incomodava a maioria das 26 famílias que habitam o condomínio.

O dono do apartamento, situado no segundo andar na rua Padre Vieira, não estava no local. De acordo com o zelador José de Queiroz, o proprietário é o ex-engenheiro da GM (General Motors) José Mestre Rebelo, de aproximadamente 55 anos. “Ele saiu há oito dias e deixou os animais trancados lá dentro, sem comida e água. O mau cheiro é insuportável e os moradores não aguentavam mais a situação”, contou o zelador.

Há um mês a Uipa (União Internacional Protetora dos Animais) vem recebendo diversas denúncias sobre a situação dos animais.

“Existem todas as evidências que esses animais estavam sendo submetidos a maus-tratos. Há relatos que o dono espancava os cães de madrugada, até usando paus, acordando diversos moradores. Agora ele não aparece no apartamento há oito dias e deixou os animais trancafiados”, afirmou a delegada da Uipa em Santo André, Rosicler Cítero Balsassin.

A representante da entidade solicitou acompanhamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros até o local. Para retirar os três cachorros machos, que estavam trancados na varanda, os bombeiros tiveram de utilizar uma escada.

Os cães estavam bastante magros e esfomeados. Quando foram resgatados, comeram desesperadamente a ração levada pelos moradores. Um gato siamês e oito passarinhos, a maioria canários, foram retirados depois pelos bombeiros.

Enquanto os animais permaneceram na varanda, os moradores tentavam fornecer comida por meio de cordas fixadas em outros apartamentos.

“A situação estava insuportável. Além dos animais serem maltratados, o cheiro das fezes estava tão forte que invadia quase todos os apartamentos”, disse a veterinária Ana Paula, moradora do sexto andar.

Até a noite deste domingo, a Polícia Civil ainda não havia decidido em qual artigo penal iria enquadrar o caso. Quem estiver interessado em adotar os cães encontrados pode entrar em contato com a Uipa pelo telefone 4436-8957.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;