Internacional Titulo
Presidente iraniano assina contratos milionários na França
Do Diário do Grande ABC
29/10/1999 | 16:50
Compartilhar notícia


O presidente do Ira, Mohamad Khatami, concluiu nesta sexta-feira uma visita oficial à França onde assinou contratos milionários de exportaçao, além de reiterar, na UNESCO, a tradicional crítica islâmica contra o modernismo ocidental, e a ``hegemonia de uma forma de civilizaçao e cultura'.

No primeiro dia da visita oficial, quarta-feira, Khatami anunciou a decisao de comprar 100 locomotivas diesel Alstom; no dia seguinte, anunciou a decisao de comprar quatro grandes avioes de transporte Airbus, no valor de centenas de milhoes de dólares, sem contar a compra anunciada de radares e outros sistemas de telecomunicaçao.

Khatami destacou a cordialidade das relaçoes entre os dois países demonstrando vontade de incrementar ainda mais o comércio com a Uniao Européia desde que a UE reduza suas tarifas alfandegárias.

Em Teera, o aiatolá conservador Ahmad Khanati, declarou que ``os países europeus abrem progressivamente suas portas ao Ira, apesar da pressao norte-americana pelo isolamento', mesmo porque os países europeus ``conhecem a forte posiçao estratégica regional do Ira'.

A polícia francesa reprimiu os iranianos que queriam se manifestar contra Khatami.

Estes conseguiram, no entanto, hastear uma bandeira no alto do Arco de Triunfo, além de bloquear importantes avenidas parisienses; uma jovem iraniana que se fez passar por diplomata conseguiu aproximar-se do automóvel do presidente iraniano lançando um tomate e gritando ``Assassino!'

Os iranianos exilados, liderados por Salé Radjavi, responsável na França pelo Conselho Nacional da Resistência (CNR), denunciaram maus-tratos da polícia.

Uma mulher com a boca inchada queixou-se aos jornalistas de que um policial quebrou-lhe os dentes, outra acusou um agente que lhe pôs a pistola na cabeça e que, quando ela protestou, deu-lhe um chute.

Uma menina de oito anos com uma cicatriz suturada no rosto disse que havia sido ferida durante os distúrbios registrados quando a polícia deteve os iranianos que estavam com ela.

Khatami pronunciou um discurso na UNESCO nesta sexta-feira no qual fez um apelo ao ``diálogo de civilizaçoes', idéia que faz parte da diplomacia iraniana. ``A hegemonia de uma forma de civilizaçao e de cultura sobre os adversários, marcada às vezes pela força e a dominaçao, nasceu e se perpetua em nossa época com a ajuda da tecnologia da comunicaçao', disse, conclamando s um ``diálogo' mais equilibrado.

Destacou que os bons princípios para um ``diálogo de civilizaçoes' implicam opor-se aos princípios ``dogmáticos positivistas', assim como ``aos axiomas modernistas' e ao ``ceticismo sem limites dos pós-modernistas'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;