Esportes Titulo Na frente
Fernando Henrique pega pênalti e Santo André vence mais uma no Paulistão

Vitória suada por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino recoloca Ramalhão na liderança geral do Estadual

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
23/02/2020 | 21:21
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Foi outra vez com boa dose de sofrimento, mas o Santo André fez mais uma vítima no Campeonato Paulista. Amparado pela eficiência do seu ataque e a ótima fase que atravessa o experiente goleiro Fernando Henrique – que defendeu um pênalti na reta final do jogo –, o time derrotou o Red Bull Bragantino por 1 a 0, ontem, no Bruno Daniel, no encerramento da sétima rodada.

Com 100% de aproveitamento ao lado da sua torcida, o Ramalhão chegou à sexta vitória e reassumiu a ponta geral do Paulistão. Com 18 pontos, abriu dois para o Palmeiras, que é vice-líder também no Grupo B. No campeonato paralelo na luta por uma das três vagas na Série D do Campeonato Brasileiro, que é o objetivo do clube nesta temporada, agora são nove pontos à frente da Inter de Limeira, que seria o quarto time entre os que pleiteiam a vaga na classificação.

A tarde só não foi perfeita porque antes de a bola rolar houve problemas nos arredores do Bruno Daniel. Grupo de torcedores do Bragantino, que chegava ao estádio em uma van, teve o veículo apedrejado por apoiadores andreenses. Uma torcedora ficou ferida no rosto e foi atendida pela ambulância, já dentro do gramado. Além disso, enormes filas para comprar ingressos fizeram com que muitos torcedores entrassem na praça esportiva com a bola já rolando.

Dentro de campo, o Santo André manteve seu estilo de jogo com muita intensidade na transição do meio ao ataque e poucos toques na bola. O Bragantino teve 64% da posse e trocou quase o dobro de passes – 530 contra 298 –, mas teve dificuldade para entrar na área andreense. Na segunda chance que teve no jogo, o Ramalhão abriu o placar. Aos 23, Ronaldo recebeu de Branquinho e chutou rasteiro para tirar de Júlio César. O Bragantino chegou a marcar ainda no primeiro tempo, com Vitinho, mas teve o gol mal anulado.

Na segunda etapa, o Santo André sobreviveu de escapadas esporádicas. Em uma delas, Dudu, em posição irregular, teve a grande chance para ampliar, mas demorou para se decidir e facilitou o corte do goleiro Júlio César antes de a bola chegar em Douglas Baggio.

Foi então que brilhou Fernando Henrique. O goleiro, que torceu o tornozelo no primeiro tempo e por pouco não teve de ser substituído, fez três grandes defesas, além de segurar pênalti cobrado por Ytalo, aos 38 minutos da segunda etapa.

Depois do jogo, o goleiro foi modesto. “A experiência faz com que tomemos algumas decisões e vir para o Santo André jogar o Paulista foi acertada, pelo time, pela estrutura, fico feliz em ajudar. Mérito de toda equipe. Com 36 anos, muitos acharam que eu estava acabando a minha carreira, mas com muita dedicação e trabalho estou cada dia melhor”, analisou o goleiro, que elegeu defesa em chute rasteiro de Claudinho como a melhor do jogo.
 

Paulo Roberto assume surpresa com campanha quase perfeita

Jogo após jogo o técnico Paulo Roberto é questionado se a campanha do Santo André no Campeonato Paulista também é surpresa para ele. Ontem ele admitiu que as seis vitórias em sete partidas é rendimento que jamais alguém podia prever, principalmente entendendo o contexto de como o elenco do Ramalhão foi montado.

 “Acho que é surpreendente sim. Tivemos de montar elenco do zero, nenhum time do Paulistão fez isso, todos tinham uma espinha dorsal. O segredo é o coletivo. O grupo abraçou a ideia de jogar coletivamente, da nossa estratégia de jogo, um time que gosta de jogar em transição rápida, mas que também gosta de jogar sem a bola”, explicou o treinador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;