Setecidades Titulo
Entidade promove inclusão social
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
12/04/2011 | 07:57
Compartilhar notícia


Fundada em 1993, a Acer (Associação de Apoio à Criança em Risco) tem o trabalho de afastar crianças e jovens da criminalidade e promover a inclusão social. Localizada no bairro Eldorado, em Diadema, a entidade atende quase 2.000 pessoas, que são distribuídas entre os programas oferecidos.

Uma das atividades destacadas é o projeto Família Guardiã, que promove acompanhamento de crianças retiradas de suas família após determinação do Poder Judiciário.

A Acer oferece aulas de intermediação de leitura para crianças de uma escola municipal da vizinhança. As atividades complementam a grade curricular dos alunos, por isso as aulas são oferecidas no mesmo horário da escola.

Para os adolescentes, são feitas oficinas de disciplinas como meio ambiente, economia local e mapeamento de bens comunitários.

O núcleo de cultura da entidade disponibiliza ainda uma biblioteca para a comunidade, que possui aproximadamente 12 mil títulos de obras diferentes. Também são exibidos filmes sobre a origem das culturas africana e brasileira.

Outro serviço oferecido com ajuda de parceiros é o fornecimento de microcrédito. Até dezembro de 2010, a entidade emprestou R$ 80 mil aos microempreendedores da cidade. Segundo o secretário-geral da associação, Jonathan Hannay, o programa não teve inadimplência no pagamento dos empréstimos.

Para auxiliar os comerciantes sobre o uso racional do dinheiro, a entidade de Diadema ministra aulas de empreendedorismo. Também são fornecidos cursos profissionalizantes.

Hannay avalia que o trabalho da entidade é fornecer à população os serviços nos quais o poder público apresenta falhas. "Aqui, nós nos consideramos funcionários públicos, mesmo sem sermos servidores. Isso porque a nossa finalidade é servir e atender o público."

O secretário-geral ressalta o papel da ONG na melhoria do bairro. "Nos últimos dez anos, reduziram 94% os índices de criminalidade no Eldorado. Nós acompanhamos toda a transformação deste bairro."

 

ONG tem parceria com consulado britânico

Por intermédio do secretário-geral da Acer (Associação de Apoio à Criança em Risco), Jonathan Hannay, a entidade mantém parcerias com o consulado britânico e com associações internacionais. Hannay tem nacionalidade britânica, e há 18 anos participa de projetos sociais no Brasil.

"Eu já conhecia o País como turista, mas passei a morar aqui quando vim cursar o último ano da faculdade em São Paulo", afirmou o antropólogo formado pela USP (Universidade de São Paulo).

Uma vez por ano, o consulado promove eventos na residência oficial do cônsul, no bairro do Morumbi, na Capital, para arrecadar fundos.

"Essa parceria também faz aumentar a nossa visibilidade. Quando vem alguma autoridade para São Paulo querendo conhecer um trabalho social, o consulado encaminha para cá."

A Acer também possui parcerias com a Prefeitura de Diadema e o governo do Estado, além de diversas empresas privadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;