Internacional Titulo
Rússia e Bielorrúsia firmam tratado de uniao
Do Diário do Grande ABC
08/12/1999 | 15:59
Compartilhar notícia


Os presidentes da Rússia, Boris Yeltsin, e da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, assinaram nesta quarta-feira um acordo que aproxima ainda mais as duas ex-repúblicas soviéticas, mas sem chegar a criar um estado único.

Lukashenko, considerado um presidente autoritário, insistia que fosse um pacto de fusao total, mas o acordo desta quarta-feira apenas estabelece um conselho de funcionários dos dois países para coordenar políticas. Entretanto, propoe uma eventual fusao das duas moedas, embora sem determinar um calendário preciso.

Durante a cerimônia de assinatura, no Kremlin, Lukashenko reiterou que o acordo nao chega a satisfazer suas expectativas. 'Este nao é o último acordo que firmaremos com Yeltsin. Ainda assinaremos o tratado que os povos da Rússia e da Bielorrússia esperam de nós: o tratado sobre um estado unificado``, declarou.

Em seguida, Yeltsin leu o texto de seu discurso, no qual afirmava que 'os documentos assinados no Kremlin marcam época. O estado (unido) se baseia na soberania e independência das naçoes-membros, e nao está voltado contra ninguém, nem sequer Clinton``. No início da semana, o presidente dos Estados Unidos criticou energicamente a operaçao militar russa na Chechênia.

Em determinado momento, Yeltsin perdeu-se no texto, enquanto os assessores esperavam, e se voltou para Lukashenko perguntando 'Termina aí?``. Entao, vacilou e quase perdeu o equilíbrio, ante o que Lukashenko o acudiu para apoiá-lo. Em seguida, um funcionário aproximou-se rapidamente para indicar-lhe onde continuava o texto de seu discurso, que Yeltsin completou.

O acordo deveria ter sido assinado inicialmente no dia 26 de novembro, mas a cerimônia foi adiada quando Yeltsin adoeceu. Yeltsin recebeu alta do hospital na segunda-feira, onde se tratava de uma pneumonia. Ainda nesta quarta-feira, o presidente seguirá para uma visita de dois dias à China.

Moscou tem agido de forma cautelosa em relaçao à idéia de Lukashenko de criar um estado único, temendo que a economia bielorrussa, de estilo soviético, seja uma pesada carga para a Rússia, que se debate com seus próprios problemas econômicos. Além disso, muitos líderes russos se preocupam com o regime autoritário de Lukashenko e sua sistemática repressao aos opositores políticos e aos meios informativos independentes, criticada por governos ocidentais e grupos de defesa dos direitos humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;