Economia Titulo 1º de maio
Festa do trabalhador em São
Bernardo será a única da região

Santo André cancelou a comemoração pelos altos valores de
licitação; nos últimos 3 anos as 2 cidades realizaram eventos

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
30/04/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


O trabalhador do Grande ABC terá, amanhã, somente uma opção de festa para a comemoração do feriado de 1º de maio. Nos últimos três anos foram realizados eventos musicais em Santo André e São Bernardo, porém, faltando seis dias para a data, a Prefeitura andreense cancelou as apresentações alegando que as licitações vencedoras ofereciam preços mais altos do que os previstos em seu orçamento.

Em São Bernardo, a festa é tradicionalmente promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e demais sindicatos cutistas. Porém, neste ano, será a primeira vez que entidades não filiadas à CUT participarão da organização do evento no Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro).

Sob o tema ‘Em defesa do emprego e da produção nacional', o encontro terá início às 11h e o ato político está marcado para 18h30.

O trabalhador poderá aproveitar durante todo o dia as apresentações de Luan Santana; Paula Fernandes; Zezé Di Carmargo & Luciano; Leonardo; Eduardo Costa; KLB; Gian & Giovani e João Bosco & Vinicius, entre outros artistas, além de 15 shows regionais. O encerramento será realizado pela dupla Bruno & Marrone, após o ato político.

No ano passado, a comemoração reuniu 10 mil pessoas, 25% do total esperado, 40 mil, ainda assim volume bastante inferior ao recebido na festa do Dia do Trabalhador em 2010: 90 mil. O dia cinzento com chuva incessante, além do clássico entre Corinthians e Palmeiras, esvaziou o espaço. Porém, com o cancelamento da comemoração em Santo André, é provável que muitos trabalhadores compareçam em São Bernardo.

No ano passado deram o tom aos discursos dos sindicalistas a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e o combate à inflação.

SÃO PAULO - Neste ano, o 1º de maio da Força Sindical, CTB, CGTB, Nova Central e UGT voltará a ser realizado na Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte da Capital, das 7h às 18h, com o lema ‘Desenvolvimento com menos juros, mais salários e empregos'.

Como todos os anos, haverá sorteios, desta vez de 15 carros e um caminhão de prêmios - para participar é preciso entregar cupom preenchido logo pela manhã. Haverá shows durante o dia todo.

A CUT-SP realiza festa no Vale do Anhangabaú hoje e amanhã, das 9h às 19h. O tema escolhido é ‘Diversidade no Brasil e no mundo: um olhar de cinco jeitos'. Durante as comemorações, a central irá intensificar a campanha pelo fim do imposto sindical, prorrogada até o dia 15 de junho.

 

Ribeirão Pires tem programação durante o mês

Os trabalhadores de Ribeirão Pires terão à disposição algumas atividades gratuitas, durante o mês de maio. Na quarta-feira, dia 2, às 19h30, no Telecentro Comunitário, serão dadas dicas sobre como elaborar o currículo e se comportar em entrevistas de emprego. Na sexta-feira, dia 4, no mesmo local, às 14h, será realizada a palestra ‘Inserção do jovem no mercado de trabalho'.

No dia 10, também no Telecentro, às 14h, será promovida mais uma palestra, desta vez para abordar o tema ‘Emprego na Era das Redes Sociais'. No dia 17, será realizado na subsecção da OAB no município, às 19h, debate sobre ‘LGBT no mercado de trabalho'.

No dia 22, das 9h às 17h, a Prefeitura realizará a 5ª edição do RH na Vila do Doce - evento que oferece serviços aos trabalhadores, como emissão de carteira de trabalho, orientações e cadastro de currículos.

Serão realizados, dos dias 7 a 18 (no período noturno), cursos de recepção e atendimento, no Telecentro Comunitário, e de portaria e controle de acesso, na Escola Municipal Sebastião Vayego de Carvalho. Informações podem ser obtidas no Posto de Atendimento ao Trabalhador ou pelo telefone 4828-9154.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;