Política Titulo
PT vê disputa de diretórios como prévia de 2002
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
11/08/2001 | 18:59
Compartilhar notícia


O PT pretende transformar a escolha dos presidentes dos diretórios municipais, estaduais e nacional, marcada para 16 de setembro, em uma prévia das eleições de 2002. “Será uma oportunidade de o militante decidir os rumos do partido e do Brasil. Nossa principal preocupação são as eleições do próximo ano”, disse o deputado federal José Dirceu, presidente licenciado do PT nacional e candidato à reeleição.

O parlamentar esteve neste sábado em São Bernardo para discutir com os petistas da região como está o processo eleitoral na legenda. Dirceu quer mobilizar o maior número de militantes para elaborar um plano de governo e definir como o partido pretende chegar ao poder. “Nosso objetivo é que os pré-candidatos do PT saiam fortalecidos desta eleição interna, o que resultará na unificação da legenda, com participação de 230 mil filiados só de São Paulo”, comentou.

Na opinião de José Dirceu, os resultados de 16 de setembro em todo o Brasil terão legitimidade no processo eleitoral de 2002 porque pela primeira vez os militantes de um partido político brasileiro escolherão seus presidentes através do voto direto. “Será uma grande festa democrática”, comentou.

Segundo o secretário de Organização Estadual do PT, Luiz Turco, o encontro em São Bernardo foi o primeiro de uma série de reuniões regionais que serão realizadas em todo o Estado para saber como os diretórios municipais estão se organizando para a eleição do partido.

Para os próximos encontros, a expectativa do secretário é discutir as pré-candidaturas ao governo de São Paulo e a atual conjuntura política nacional, o que, segundo ele, facilitará as eleições para o PT. “A crise econômica e energética será um dos pontos abordados nos discursos”, afirmou.

Luiz Turco também pretende conseguir autorização do partido para antecipar a prévia que definirá o candidato ao governo do Estado. Por enquanto, apenas os deputados Renatos Simões (estadual) e José Genoíno (federal) anunciaram que pretendem concorrer ao cargo.

“Se as prévias acontecerem somente em março de 2002, como está previsto, vai sobrar pouco tempo para a campanha e para discutir as alianças com outros partidos”, justificou o secretário, que pretende iniciar o debate sobre 2002 uma semana após o resultado das eleições no PT.

Além de militantes, também participaram do encontro em São Bernardo os vereadores Carlinhos Augusto e José Montoro Filho (Montorinho), de Santo André, José Ferreira e Ana do Carmo, de São Bernardo, e Horácio Neto, de São Caetano. Para o presidente do PT de Diadema, Mário Reali, a nova diretoria do PT terá um papel fundamental no próximo ano, pois conduzirá as eleições.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;