Política Titulo Projeto
PT visa governar S.Bernardo
por duas décadas, diz Lula

Lula fez vídeo no qual diz que os petistas devem trabalhar
para governar a cidade pelo menos nos próximos 20 anos

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
29/04/2012 | 07:51
Compartilhar notícia


Mesmo sem estar plenamente em condições para participar do processo político-eleitoral em São Bernardo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua exercendo seu papel como principal nome do PT. Lula não participou pessoalmente do congresso municipal do partido, ontem, mas enviou vídeo de aproximadamente sete minutos no qual disse que os petistas devem trabalhar para governar a cidade pelo menos nos próximos 20 anos.

"Temos que seguir com esse projeto de transformação em São Bernardo, que não pode ser interrompido", disse Lula, que mais uma vez enalteceu a figura do prefeito Luiz Marinho (PT), seu afilhado político. "Podemos resumir a história da cidade em antes e depois do Marinho. O (ex-prefeito) Maurício Soares já declarou que o Marinho (em uma gestão) fez mais do que ele em três mandatos na Prefeitura", sustentou Lula.

A mensagem do ex-presidente foi exibida aos 300 delegados petistas que participaram do encontro, que ratificou Marinho como pré-candidato à reeleição.

O chefe do Executivo voltou a mencionar que, se for reeleito, não disputará o governo do Estado em 2014. "Meu compromisso é com a cidade. Se for eleito vou governar os quatro anos e posteriormente iniciar a discussão sobre um sucessor. Em 2014 participarei da eleição estadual como cabo eleitoral", disse o prefeito, que reiterou o ministro da Educação Aloizio Mercadante (PT) como seu candidato ao Palácio dos Bandeirantes.

Apesar da expectativa, o encontro não definiu quem será o vice de Marinho, apenas condicionou que a definição ficará a cargo dele em debate com os 20 partidos que compõem a base aliada. "Vamos consolidar os partidos nos próximos 15 ou 20 dias e depois rumo às convenções (partidárias) em junho definir o vice, discutindo entre os dirigentes partidários quem tem mais representatividade para fazer a costura mais harmoniosa possível."

Outro ponto debatido no congresso foi a política de alianças do partido, que apesar da orientação do 4° Congresso Nacional do PT de setembro de 2011 - que veta coligações partidárias com PSDB, DEM e PPS - manteve o Democratas e o PSD na base aliada de Marinho. "São dois partidos que colaboraram muito conosco, foram fiéis ao prefeito Luiz Marinho, por isso não há problema em estarem conosco", disse o presidente do diretório local do PT, Wanderley Salatiel.

 

PROPORCIONAL

Durante o encontro foi definido que o PT vai fazer coligação no pleito para vereador com o PSDC, que é dirigido pelo ex-petista Nelson Campanholo. Com isso, o PT definiu 55 pré-candidatos a vereador. Já o PSDC terá cinco postulantes. "Não disputarei a eleição, mas vou contribuir com a minha experiência", disse Campanholo. Apesar da chapa com o PT, a sigla permanece no G-9 (grupo formado por PTB, PP, PR, PRB, PRTB, PSDC, PSL, PTN e PV).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;