Internacional Titulo
Irã ameaça retomar enriquecimento de urânio
Da AFP
23/01/2006 | 10:32
Compartilhar notícia


O Irã poderá colocar um fim as inspeções surpresas em suas instalações nucleares pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e retomar suas atividades nucleares, incluindo o enriquecimento de urânio em escala industrial, se for levado ao Conselho de Segurança da ONU.
 
"Se o nosso caso for para o Conselho de Segurança, e dependendo das decisões tomadas na instância (...), o governo retomará, de acordo com a lei votada pelo Parlamento, todas as atividades suspensas voluntariamente, sobretudo o enriquecimento do urânio em escala industrial", disse para a AFP Hossein Entezami, porta-voz do Conselho Supremo da Segurança Nacional, encarregado da questão.

O Irã colocará um fim à aplicação voluntária do protocolo adicional que prevê inspeções surpresas em suas instalações nucleares.

"Nós nos encontramos sob pressão dentro do país por determinados grupos para que deixemos de lado o TNP (Tratado de Não-Proliferação Nuclear), mas o governo insiste em ter um solução lógica e pacífica e, por isso, convidamos os europeus a negociar", insistiu.

No entanto, Entezami frisou que o tema das negociações somente pode ser o enriquecimento de urânio em escala industrial. "Estas negociações não podem se intrometer nas atividades de pesquisa em laboratório", afirmou.

A comunidade internacional reagiu energicamente quando o Irã retomou suas atividades de pesquisa nuclear no dia 10 de janeiro passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;