Cultura & Lazer Titulo
Álbum duplo relembra Wings, de Paul McCartney
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
09/06/2001 | 15:42
Compartilhar notícia


Trinta anos já se passaram desde que a banda Wings, liderada por Paul McCartney, fez seu primeiro show no Reino Unido. Outros 11 anos se foram desde que a banda terminou. Mas alguns dos principais sucessos do Wings chegam agora ao público por meio do CD duplo Wingspan – Paul McCartney – Hits and History (EMI, R$ 45 em média), que também traz hits da carreira solo do ex-Beatle.

A estrada que McCartney percorreu foi tortuosa. A mesma glória que obteve ao lado de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr nos Beatles, tornou-se um peso quando tentou investir no seu próprio caminho e, mais que isso, quando decidiu ser um band leader.

Todo mundo queria ver a lenda viva e relembrar sucessos da extinta banda. E esperavam de McCartney uma continuidade. De certa forma, ao longo desses anos ele mostrou um pouco do que talvez os Beatles seriam hoje – afinal, era o principal compositor ao lado de Lennon. Mas jamais a intenção foi essa. E por outro lado, teve de mostrar sua capacidade como líder.

McCartney começou com o Wings humildemente, fazendo shows em universidades. O primeiro álbum foi Wild Life, lançado em dezembro daquele ano. Paul era o líder, acompanhado de Denny Laine (guitarra e vocais), Denny Seiwell (bateria) e, é claro, de sua mulher Linda McCartney (teclado e vocais) – que morreu em 1998 e que se manteve firme o tempo todo na Wings mesmo sendo duramente criticada pela imprensa.

A Wings, com seus quase dez anos de existência e dez álbuns lançados, e pontuada por mudanças em sua formação, deixou um legado repleto de hits. Muitos deles, incluídos em Wingspan, podem ser facilmente reconhecidos, mesmo para quem não acompanhou o grupo de perto.

Evidentemente, as faixas mais populares estão no primeiro disco de Wingspan, denominado Hits. Lá estão, por exemplo, a alegre Another Day (de 1971), a romântica My Love (1973 – do álbum Red Rose Speedway) e a balada Silly Love Songs.

Também há a polêmica Hi Hi Hi, de 1972, cuja veiculação foi proibida pela BBC na época porque eles concluíram que a música falava de sexo, drogas e rock’n’roll. Mas nada passou de um mal-entendido, pois a letra encaminhada à BBC continha alguns erros de digitação. Neste disco foram incluídas With a Little Luck (1978, de London Town) e a previsível No More Lonely Nights.

O outro CD de Wingspan, denominado History, não é menos interessante. Nele estão músicas importantes na trajetória da banda, destacando-se Let Me Roll It, Helen Wheels e Bluebird, todas do álbum Band on The Run, de 1973, o mais emblemático de toda a história do Wings.

No final das contas, Wingspan oferece duas horas e meia de música, com 40 composições. Um registro indispensável para quem não quer perder essa importante fase da trajetória do ex-Beatle.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;