Internacional Titulo
Milhares de produtos químicos utilizados diariamente são tóxicos
Da AFP
06/10/2005 | 16:28
Compartilhar notícia


Praticamente todos os objetos utilizados no dia-a-dia contêm substâncias tóxicas, como alguns ftalatos (aditivos do plástico que o torna forte, macio e flexível) recentemente banidos pela (UE) União Européia nos anéis de dentição dos bebês, ou os compostos perfluorados das frigideiras antiaderentes e dos tecidos "anti-mancha" dos sofás.

O Plano Saúde-Meio Ambiente, aprovado em junho de 2004 pelo governo francês, considera que "entre 7% e 20% dos cânceres seriam provocados por fatores ambientais", ou seja, a poluição do ar, o estilo de vida e os objetos ou revestimentos que cercam o ser humano. Dos 100 mil produtos químicos à venda no mercado europeu, apenas 3 mil foram estudados.

A Comissão européia, a indústria química e os ecologistas vêm travando há dois anos uma dura batalha sobre as modalidades de aplicação do projeto REACH, que prevê a rotulagem dos 30 mil produtos fabricados ou importados na quantidade de uma tonelada ou mais.

Por sua vez, o WWF (Fundo Mundial para a Natureza) elaborou uma "lista negra" de produtos potencialmente perigosos para a saúde humana. Confira alguns deles:

- Susbstâncias antiinflamáveis bromadas (televisões, computadores, móveis, tinturas para roupas, revestimentos de isolamento, máquinas de lavar, geladeiras..): suspeitos de perturbar o sistema hormonal e o desenvolvimento cerebral, alterar as funções reprodutivas e favorecer o desenvolvimento de cânceres.

- Ftalatos (PVC flexível: brinquedos, assoalhos e embalagens, cosméticos, tintas, adesivos,...): suspeitos de perturbar o sistema hormonal, diminuir o volume de esperma, afetar as células dos testículos.

- PFC ou compostos perfluorados (frigideiras antiaderentes, tratamentos contra manchas, móveis e roupas, revestimentos tipo Teflon e Goretex): suspeitos de provocar perda de memória, dificuldade de aprendizagem, perturbações do sistema hormonal, cânceres e problemas no fígado.

- Musgos sintéticos (perfumes, cosméticos): suspeitos de favorecer alergias, asma.

- Bisfenol A (conservas, mamadeiras, garrafas): podem perturbar o sistema hormonal.

- Parafinas cloradas (plásticos): podem afetar o hormônio tireoidiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;